Facebook Twitter
 
   
   
   
 
 
Notícias
 
Gostou? Compartilhe com seus amigos!            
 
Publicado em 09/08/2017, as 01:25:15
 
 

Hall da Fama da FPB

Homenagem da FPB

 
GCS SPORTS
Notícias
Homenageados do Hall da Fama
 

No evento de melhores do ano 2016, foram realizadas três homenagens com a inclusão no "Hall da Fama" da Federação Paulista de Basketball. A primeira a ser homenageada foi uma das mais importantes técnicas que atua na formação de atletas em suas categorias de base : Thelma de Nazareth Pina Guimarães Tavernari.

Thelma é um dos principais nomes do basquete de base de São Paulo, estado responsável por revelar  jogadores brasileiros. Em seu curriculum vários  títulos estaduais, conquistados entre as divisões Pré-Mini e Infanto. Somam-se, ainda, conquista internacionais, como 3 títulos do Torneio Alberto Rosselo, em um deles  enfrentando o técnico campeão olímpico argentino Rubén Magnano, e conquistado também  títulos do torneio sul-americano. Responsável por formar não somente várias estrelas do passado e atuais do nosso basquete, mas também carrega  no seu nome a enorme responsabilidade de ser unanimidade na formação de vários atletas e levá-los a inúmeros títulos e experiências internacionais em várias equipes que coordenou e dirigiu. Assim a FPB reconhecendo mais uma vez a enorme importância de termos em nosso estado THELMA TAVERNARI, respeitada e reconhecida como uma das maiores formadoras de atletas do Brasil, eterniza o seu nome no Hall da Fama da FPB.

O segundo homenageado no Hall da Fama da FPB foi o sr. Marino Manella.O basquete vive sem dúvida dos grandes centros do esporte, de cidades e torcidas campeãs e vencedoras. Uma dessas regiões tem como polo São José do Rio Preto. E é de lá que vem mais um homenageado . Conhecido como o homem que chora por um troféu reverenciamos hoje o sr MARINO MANELLA. Marino carrega na bagagem e no currículo os mais de 300 troféus e medalhas conquistadas na carreira dedicada ao basquete – uma das duradoras do esporte no Brasil,. Mais de três mil atletas tiveram contato com o dirigente Marino Manella. “Um dos grandes jogadores que revelei foi o José Aparecido, o Joy, atleta Olímpico em 1968 e 1972”, explicou. Responsável por tantos anos pelas competições regionais, que abrem portas para novos talentos, como também dirige umas equipes que disputam o principal campeonato da FPB, o América. Desde 2003 dirige a equipe, cujo treinador é seu neto Marininho Manella. Em relação ao basquete, “Seu Marino” tem um lema que costuma usar com todos a sua volta. “O foco sempre é dar condição do cara evoluir como puder, primeiro o homem e o cidadão, depois o atleta e como consequência, a conquista”.

 

Fechando  as homenagens do Hall da Fama, a FPB homenageou  o maior vencedor de campeonatos brasileiros de basquete :  Hélio Rubens Garcia. Hélio Rubens, iniciou a carreira no Clube dos Bagres na cidade de Franca, onde jogou até 1981 , se aposentando aos 42 anos, no Franca Basquetebol Clube, tornando-se treinador. Como jogador, disputou os Mundiais em que a seleção brasileira foi medalha de bronze, no Uruguai (1967); vice-campeã, na Iugoslávia (1970); e bronze novamente, nas Filipinas (1978). Tem a medalha de ouro ganha do Pan-Americano de Cali (1971). Também esteve em dois Jogos OlímpicosComo treinador da seleção brasileira comandou 96 partidas (64 vitórias e 32 derrotas) em 12 competições oficiais – foi campeão pan-americano nos Jogos de Winnipeg em 1999Hélio Rubens tem 15 títulos brasileiros no currículo, sendo cinco como jogador e dez como treinador (duas à frente do Vasco, uma com Uberlândia e as demais com Franca), sendo o maior vencedor da história do Campeonato Nacional Masculino. Por isso a FPB  homenageou um dos mais vitoriosos personagens do basquete brasileiro , sr  HELIO RUBENS GARCIA.

 

 

 

 
Fonte: FPB - Assessoria
 
 
+ Notícias  
 
Parceiros | Patrocinadores
Penalty   CBB
 
 
 
 
Assista os jogos do campeonato
A-1 Masculino 2017
AO VIVO.
 
 
FPB
 
© 1994-2017 - Todos os direitos reservados
Federação Paulista de Basketball
 
Rua Frei Caneca, 1407 - 4º Andar
São Paulo - SP - Brasil - Cep 01307-003
Fone: +55 (11) 2112-1900
Horário de Atendimento : De Segunda à Sexta-Feira das 13:00hs às 19:00hs