13 equipes disputam o Paulista da Divisão Especial Série A-1


Enyo Correia recebeu os representantes das equipes paulistas para o congresso técnico. Crédito – Divulgação

São Paulo – Treze (13) equipes vão disputar o Campeonato Paulista Masculino da Divisão Especial Série A-1 2019, uma das principais e mais tradicionais competições de basquete do país, que chega à sua 77a edição.

Sesi Franca Basquete, Paulistano/Corpore, Bauru Basket, Esporte Clube Pinheiros, Mogi das Cruzes/Helbor, São José Basketball, Sport Club Corinthians Paulista, Basquete Osasco, América/UNIRP/São José do Rio Preto, Rio Claro Basquete, Basquete Unifae/São João da Boa Vista, São Paulo Futebol Clube e Liga Sorocabana de Basquete (LSB) irão brigar pelo título paulista da temporada 2019, que começará no dia 31 de julho com data prevista de término em 10 de outubro.

Representantes das equipes participantes do Campeonato Paulista estiveram reunidos nesta terça-feira, na sede da Federação Paulista de Basketball, na capital paulista, para a realização do congresso técnico da competição, conduzido pelo presidente da entidade, Enyo Correia, onde, dentre outros assuntos, foi definido o sistema de disputa.

“A reunião foi bastante proveitosa. Todos os representantes das equipes interagiram juntamente comigo, buscando uma melhor solução que acomodasse a todos. E foi definido pela maioria o objetivo ideal para todos. O Campeonato Paulista é o maior torneio regional do país, sempre despontando novos talentos, oportunidades e valorização do basquete junto a essa garotada que vem buscando a participação na divisão de elite do nosso campeonato”, avaliou o presidente Enyo Correia.

“Todas as equipes deram uma demonstração de muito interesse durante o congresso, uma reunião muito produtiva, onde chegamos a um bom senso e harmonia de fazermos um campeonato que seja do agrado de todos os clubes”, afirmou Lula Ferreira, gestor técnico do Sesi Franca.

“O que notamos é que, ao longo dos anos, nós estamos conseguindo trazer democracia para o congresso, o que é muito importante. Hoje foi um exemplo clássico disso. Tínhamos três possibilidades de formatação do campeonato, pensamos numa quarta e acabamos fechando em uma quinta. Isso é enriquecedor para os clubes, para a Federação e para o Campeonato Paulista”, disse Lucas Moura Costa, supervisor de basquete Paulistano.

Entre as novidades da edição 2019 está a volta dos times de Rio Claro e do São Paulo ao campeonato e a inclusão da equipe de São João da Boa Vista. O Campeonato Paulista 2019 ganha duas equipes a mais na disputa em relação ao do ano passado, 12 contra 10. O atual campeão é o Sesi Franca, que no ano passado venceu o Paulistano no playoff final (melhor de três jogos).

Lula antecipa que o time francano vai defender o título: “Para o Sesi Franca foi muito importante ter ganho o título paulista do ano passado, após muitos anos (11 anos), com uma repercussão muito grande na cidade e é óbvio que vamos buscar o bicampeonato. A gente sabe que vai ser um campeonato bem mais equilibrado, bem mais difícil, com um número maior de equipes, com melhor qualidade e acho que isso faz o esporte crescer. São Paulo mais uma vez dá o exemplo de um estado forte, que faz basquete desde as categorias de base e que reflete no seu campeonato adulto de altíssimo nível.”

O Paulistano também não quer ficar pra trás. “Nossa expectativa é manter o mesmo nível, montar uma equipe com o mesmo patamar técnico para que a gente sempre possa estar entre os finalistas”, contou Lucas Moura Costa.

“Estamos muito felizes pelo apoio que recebemos da Federação e dos clubes paulistas para participarmos pelo 12o. ano consecutivo no melhor campeonato estadual do país. Vamos reforçar nossa equipe e nosso projeto para podermos fazer uma boa campanha no Paulista”, afirmou Rinaldo Rodrigues, presidente da LSB, última equipe a se inscrever na edição deste ano.