2024: o ano do centenário foi de muito trabalho e realizações para a Federação Paulista de Basketball
A instituição responsável pelas melhores competições estaduais de basquetebol no Brasil completou 100 anos de história em 2024 e neste ano marcante foram muitos os motivos para comemorar. As dezenas de torneios organizados pela Federação Paulista de Basketball nesta temporada reforçaram o compromisso da entidade com a formação de jovens e revelação de novos talentos para o esporte brasileiro, proporcionando a meninos e meninas um caminho sólido e profissional até o esporte de alto rendimento. Por outro lado, o alto nível das disputas na Divisão Especial, tanto no masculino, quanto no feminino, garantiu disputas emocionantes que empolgaram os fãs. Da mesma forma, competições estaduais foram importantes também para o crescimento da modalidade 3 x 3.
O diretor executivo da Federação, Enyo Correia, destaca o trabalho nas categorias de base como o grande legado deixado pela Federação em 100 anos de história:
“Juntamente com os clubes, nós dirigentes temos o compromisso de desenvolver o basquetebol e proporcionar competições cada vez melhores para nossos atletas, treinadores, fãs e parceiros. E sempre tivemos um olhar todo especial para a base porque essa engrenagem de reposição de atletas, com talentos se desenvolvendo nos clubes do sub-12 ao sub-20 até chegar ao alto rendimento, é o nosso grande legado para a modalidade no Brasil.
Enyo concedeu entrevista ao site oficial da FPB, relembrou momentos marcantes em 2024 e falou também sobre o futuro. Confira o bate-papo.
O que significa para você estar à frente da Federação Paulista de Basquete no ano em que celebramos 100 anos de história?
Enyo Correia: “Estar à frente desta diretoria nesta data tão importante foi de grande relevância para mim. É uma grande responsabilidade, mas também motivo de muito orgulho.”
O que diferencia o basquetebol paulista dos outros estados?
Enyo Correia: “Entendo que são diversos fatores. A tradição, o comprometimento de todos os nossos profissionais, a proximidade da Federação com os clubes para organizar as melhores competições são alguns deless. Um outro fator relevante são as condições que oferecemos para o desenvolvimento para os técnicos e assistentes técnicos, com capacitação constante destes profissionais. Tudo isso reflete em melhorias, em qualidade e profissionalismo cada vez maiores.”
Quais foram, na sua opinião, os momentos mais marcantes do basquete paulista em 2024?
Enyo Correia: “Acredito que foram muitos. Temos que destacar a Copa Centenário, em que reunimos categorias sub-12 sub-20, masculino e feminino. O nível técnico de todas as nossas categorias de base nas séries Ouro, Prata e Bronze, também foi um grande diferencial de todo esse ano. Logicamente, precisamos lembrar que tivemos grandes disputas na Divisão Especial Masculina e também na Divisão Especial Feminina, que esse ano teve grande destaque pelo alto nível técnico das equipes finalistas – Unimed Campinas, campeã, e A.D Santo André -. Tivemos também a Primeira Divisão, a Copa São Paulo… Acho que todas as competições deixaram muitos momentos marcantes em 2024. Eles só engrandecem a nossas história e abrilhantaram o ano do centenário.”
Como a Federação tem trabalhado para fortalecer as categorias de base e garantir que o futuro do basquete paulista continue promissor?
Enyo Correia: “A Federação vem trabalhando arduamente para mantermos o profissionalismo no nosso processo de formação para a base e o basquetebol paulista como um todo continue brilhando. Para isso, fazemos um planejamento anual que tem trazido muitos resultados. Temos também as federações regionais, que são os braços fortes da Federação Paulista. São entidades que buscam dar oportunidades a equipes que não são filiadas diretamente à FPB, mas que também trabalham em prol do basquetebol de São Paulo. Essas federações regionais têm desenvolvido um excelente trabalho de massificação da modalidade.
Outro fator importante é a qualidade dos técnicos e assistentes técnicos de todas as categorias, que a cada ano passam por capacitação nos encontros que realizamos anualmente. Entendemos que formar melhor estes profissionais tem reflexo direto no nível técnico nos atletas, que também crescem a cada ano. Também é de extrema importância trabalhar em conjunto com os clubes no desenvolvimento de um sistema de campeonatos. É uma filosofia dessa gestão que os clubes tenham maior proximidade com a Federação no trabalho conjunto para o desenvolvimento de cada categoria. As séries Ouro, Prata e Bronze de algumas competições permitem a massificação do basquete e são uma oportunidade para que mais atletas sejam premiados por seus desempenhos.”
Para você, qual foi o impacto da torcida e da comunidade do basquete no crescimento do esporte neste ano do centenário?
Enyo Correia: “Este ano tivemos um diferencial muito grande, que foi o engajamento dos torcedores em nossas redes sociais e no site oficial da FPB. A contratação de uma equipe profissional para a produção de conteúdo foi um divisor de águas e esse trabalho trouxe muito mais alcance para os nossos canais. Esse é um trabalho continuo que visa levar mais informações e conteúdo para os torcedores e, em especial, para os pais de atletas que acompanham o basquetebol em São Paulo durante toda a temporada.
O que podemos esperar para o futuro do basquete paulista nos próximos anos?
Enyo Correia: “A diretoria da Federação, engajada com clubes, patrocinadores e dirigentes está trabalhando pela melhoria do basquetebol paulista. Temos a certeza de que estamos no caminho certo. Nós podemos e iremos melhorar a qualidade dos nossos campeonatos, tornando-os ainda mais atraentes. O basquetebol de São Paulo merece total atenção.
Que mensagem gostaria de deixar para os atletas, técnicos e fãs que acompanham e fazem parte dessa história centenária?
Enyo Correia: “Agradecimento é a palavra que sempre fica na minha cabeça quando me pedem para deixar alguma mensagem por tudo o que vivemos. Agradeço aos pais, atletas, dirigentes, clubes, patrocinadores, torcedores, colaboradores e à imprensa de um modo geral. Todos fazem parte da nossa rica história e ajudaram na construção desses 100 anos da magnífica Federação Paulista de Basketball. Muito obrigado e que todos continuemos juntos no próximo ciclo que começa agora.
2025 chega com muito mais basquete em São Paulo
Se mais um belo capítulo da história da Federação terminou no último dia de 2024, novas emoções aguardam os fãs do melhor basquetebol do Brasil em 2025. As competições, congressos técnicos, clínicas para oficiais de quadra e mesa, além dos prazos para participação em campeonatos de todas as categorias já estão definidas e o calendário completo de eventos pode ser encontrado neste link.
As competições de base, masculinas e femininas, começam em março. Já a Divisão Especial A-1 Masculina, competição que reúne as equipes de elite do Campeonato Paulista, será disputada entre 01 de agosto e 15 de outubro. A Divisão Especial Feminina, por sua vez, terá jogos entre 15 de agosto e 07 de dezembro.
O basquetebol 3 x 3 também teve o calendário definido e o Circuito Paulista será disputado de março a dezembro.