Rio Claro supera o Franca e se qualifica as quartas do NBB


O CR Flamengo será o próximo adversário do time rio-clarense

O Rio Claro Basquete garantiu sua classificação as quartas-de-final do Novo Basquete Brasil (NBB) – 2015/2016 ao derrotar o Franca BC, nesta quarta-feira (13 de abril), por 74 a 64 (26 a 34 no primeiro tempo), em partida válida pela quinta rodada da série melhor-de-cinco do playoff – oitavas-de-final, disputada no ginásio Municipal Felipe Karan, na cidade de Rio Claro (SP). Com a vitória, o time comandado pelo técnico Dedé Barbosa fechou a disputa com três vitórias e duas derrotas.

O jogo foi equilibrado, com a equipe francana conseguindo vantagem nos dois quartos iniciais e fechando o primeiro tempo na frente – 14 a 16 (primeiro) e 12 a 18 (segundo). No segundo tempo, contando com apoio do seu torcedor, o time rio-clarense se recuperou, crescendo de produção para virar o placar e vencer o jogo da classificação – 26 a 19 (terceiro) e 22 a 11 (quarto).

Os principais nomes da partida foram Eric Tatu (20 pontos, 04 rebotes e 05 assistências) e Dedé Martins (14 pontos, 02 rebotes e 02 assistências), pelo time da casa; Cauê Borges (17 pontos, 07 rebotes e 03 bolas recuperadas) e Douglas Kurtz (16 pontos e 06 rebotes), em favor do visitante.

“É uma emoção atrás da outra. Há três anos estávamos na Liga Ouro batalhando para subir para a elite do basquete brasileiro, e hoje estamos nas quartas de final do NBB. Hoje o ginásio estava completamente lotado. É impressionante com essa torcida nos inflama e hoje ela foi fundamental mais uma vez. Franca fez por merecer estar aqui e só abrilhantou ainda mais o espetáculo. Estamos todos de parabéns”, comemora Eric Tatu, armador do Rio Claro Basquete, que foi cestinha da partida.

“O time encaminhou bem o jogo. Dominamos os três primeiros quartos, mas, no último período, Rio Claro veio de uma reação e assumiu o comando do placar. A diferença era pequena, mas ficou parecendo que era enorme, pois sofremos o golpe. Assim, passamos a precipitar o jogo e tivemos um nível de erros muito grande no término do confronto, no momento de decidir a partida. Isso foi fatal”, analisa o técnico Lula Ferreira, do Franca BC.

Na série melhor-de-cinco do playoff – quartas-de-final, o adversário do Rio Claro Basquete será o CR Flamengo, líder da fase inicial da competição nacional.