Santo André vence clássico do ABC e Venceslau derrota Catanduva


Os dois jogos foram disputados neste sábado (14) pelo returno da fase de classificação do Campeonato Paulista Feminino

Um clássico cercado por muita rivalidade. Foi assim que o Instituto Brazolin/São Bernardo recebeu neste sábado (14), no Baetinha, em São Bernardo do Campo, a equipe do Santo André/Apaba. E como não poderia ser diferente, o jogo foi cercado de equilíbrio e muita emoção. Com mais consistência ofensiva e defensiva, o Santo André venceu por 89 a 54 (35 a 28 no primeiro tempo), chega sua quinta vitória e se mantém na liderança do Campeonato Paulista da Divisão Especial Feminina. Na outra partida da noite, jogando em Presidente Venceslau, o time da casa venceu o Poty/Bax Catanduva por 75 a 54 (32 a 30) e assumiu a vice-liderança da competição, com quatro vitórias em seis jogos.

 

Jogando em casa e contando com a maior torcida, o time de São Bernardo começou decidido a vencer. Dominou o primeiro período, inicialmente com ótimas vantagens, como 13-7 e 16 a 10, mas terminou na frente por apenas um ponto: 16 a 15.

 

O segundo período começou com domínio do time da casa, que chegou a fazer 26 a 20. Mas, com uma defesa forte, o time de Santo André começou sua reação ao empatar em 27 a 27 e passar à frente do marcador (30 a 27), com uma cesta de três pontos de Jaqueline Silvestre. A partir daí o atual campeão dominou a partida. Fez uma parcial de 20 a 12 no período e foi para o intervalo com sete pontos na frente: 35 a 28.

 

No terceiro período, Santo André manteve o ritmo e chegou aos poucos a abrir uma diferença de 10 pontos para fazer uma parcial de 19 a 14 e aumentar a vantagem para 12 pontos: 54 a 42.

 

O quarto período, quando era de se esperar uma reação da jovem equipe de São Bernardo, aconteceu o contrário. Explorando os erros do adversário, Santo André abriu 20 pontos (64 a 44) e teve tranquilidade para chegar no fim da partida com a vitória por 35 pontos: 89 a 54.

 

A cubana Ariadna Felipe, com 28 pontos, foi a cestinha de Santo André e do jogo, além de 11 rebotes, três assistências e duas bolas recuperadas. Jaqueline Silvestre (15 pontos, seis assistências e quatro rebotes), Erika Leite (13 pontos, três assistências e um rebote) e Luana Souza (12 pontos, quatro rebotes e uma assistência), foram outros destaques de Santo André.

 

Pelo lado de São Bernardo, Raphaela Silva, com 17 pontos, nove rebotes e três assistências, Joice Rodrigues (15 pontos, quatro assistências e dois rebotes) e Milena Rodrigues (10 pontos, oito rebotes e três assistências), foram os principais destaques. Foi a quinta derrota do time de São Bernardo em seis jogos disputados.

A lateral Jaqueline Silvestre foi um dos destaques da equipe de Santo André. Para ela, o importante foi a reabilitação depois da derrtota para São José. “Foi uma vitória importante, já que, infelizmente, perdermos para o São José na rodada passada. O começo da partida foi um pouco truncado, pois cometemos muitos erros defensivos, mas no terceiro quarto, acertamos e fizemos melhores escolhas no ataque, abrindo assim o jogo e conseguindo sair com o resultado favorável”.

“Foi importante a vitória porque queremos terminar a fase de classificação em primeiro. A gente vinha de uma derrota e precisava jogar bem. O jogo começou a mudar quando começamos a defender melhor e tivemos uma grande melhora na conscistência ofensiva. Nosso aproveitamento melhorou muito, talvez pela melhor concentração da equipe”, afirmou o técnico Bruno Guidorizzi, de Santo André.

Santo André volta a jogar contra o Basquete Venceslau, sábado (21), às 20 horas, agora no ginásio Pedro Dell’Antonia, em Santo André. Por sua vez a equipe do Instituto Brazolin/São Bernardo vai tentar a reabilitação contra o São José, terça-feira (17), às 19h30, novamente no Baetinha.

 

Jogando em casa, o time de Venceslau logo foi colocando pressão e abriu 15 a 9 no primeiro período. No entanto, Catanduva melhorou sua consistência ofensiva e venceu o segundo período por 21 a 17, mas a primeira etapa do jogo teve o time de Venceslau na frente por dois pontos: 32 a 30.

 

Novamente aproveitando o fator casa, Venceslau voltou a jogar melhor e fez uma parcial de 23 a 9 no terceiro período, e com o jogo garantido, administrou o quarto período quando fez 20 a 15 para chegar a vitória 31 pontos.

 

Na vitória sobre Catanduva, os principais destaques de Venceslau foram: Izabela Andrade, com 18 pontos, cinco rebotes e duas assistências, mais Bárbara Souza (13 pontos, 16 rebotes e três assistências) e Clarissa Carneiro (11 pontos e uma assistência).

 

Pelo lado de Catanduva, Natalia Burian marcou 10 pontos, pegou três rebotes, deu três assistências e ainda recuperou duas bolas. Gabriela Santos (12 pontos, seis rebotes e duas assistências) e Milena Santos (11 pontos e cinco rebotes), foram os outros destaques do time catanduvense.

 

PRÓXIMOS JOGOS

 Sábado (14)

19 horas, em Presidente Venceslau – Venceslau x Poty/Bax Catanduva

 

Terça-feira (17)

19h30, em São Bernardo – São Bernardo x São José

 

Sábado (21)

18h00, em Catanduva – Poty/Bax x São Bernardo

20h00, em Santo André – Santo André x Venceslau

 

 

                                   

RESULTADOS

 

Quarta-feira (11)

Venceslau 79 x 64 São Bernardo/Instituto Brazolin

São José 76 x 67 Santo André/APABA

Sábado (14)

São Bernardo/Instituto Brazolin 54 x 89 Santo André/APABA

Venceslau 75 x 54 Poty/Bax Catanduva

 

                                    Classificação da Especial Feminina

 

Equipes                                     jogos    vitórias  derrotas

     1  – Santo André                 6               5            1

     2 – Basquete Venceslau     6              4             2

     3 – São José                        6              3             3

4  – Poty/BAX Catanduva   6              2             4

      5 –  São Bernardo              6              1             5

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

FEDERAÇÃO PAULISTA DE BASKETBAL

JUAREZ ARAÚJO: 11 998269100

 

IMPRENSA@FPB.COM.BR