Pinheiros e Paulistano vão decidir o Estadual Sub-19 Masculino


As duas finalistas passaram na semifinal nesta quarta-feira (29) com vitórias sobre o Bauru e Palmeiras, respectivamente

Pinheiros e Paulistano/Corpore decidirão o título do Campeonato Estadual Sub-19 Masculino da Série Ouro. Na rodada desta quarta-feira (29), pelo final four, no ginásio Azul do EC Pinheiros, o time da casa venceu o então campeão Sendi/Bauru por 71 a 54 (38 a 29 no primeiro tempo), enquanto que o Paulistano passou pelo Palmeiras com uma convincente vitória por 82 a 69 (39 a 29 no primeiro tempo). A partida decisiva será disputada no domingo (3/12), às 15 horas, no ginásio do Pinheiros.

Nesta quinta-feira (30), a partir das 10 horas da manhã, no ginásio Azul do Pinheiros, Palmeiras e Sendi/Bauru irão decidir o terceiro lugar da competição. 

O JOGO CAP X PAL

A equipe do Paulistano começou melhor na partida, chegando a fazer uma parcial de 16 a 2, obrigando o técnico palmeirense a pedir tempo, conseguindo uma ótima reação, fez uma sequência de 10 a 0, abaixando a diferença do CAP para quatro pontos (16 a 12). A partir daí o jogo se tornou uma verdadeira semifinal. Com o Palmeiras terminando o quarto com uma parcial de 17 a 7, a vantagem do Paulistano ficou por apenas quatro pontos no final do período: 23 a 19.

Mantendo um ritmo forte no ataque, a equipe do Paulistano foi aos poucos recuperando a vantagem, chegando a fazer 37 a 23, com uma parcial de 14 a 4 e fechar a primeira etapa do jogo com 10 pontos na frente: 39 a 29. O terceiro período foi mais equilibrado, com o time palmeirense buscando uma reação, mas sempre tendo o controle do jogo, especialmente pela velocidade do armador Yago Matheus, o Paulistano venceu a parcial por 17 a 14.

As emoções maiores estavam reservadas para o quarto período. Com uma reação impressionante, o Palmeiras fez uma parcial de 11 a 3, em menos de dois minutos de quarto período, abaixou a diferença para cinco pontos (59 a 54), obrigando o técnico Beto Jayme, do Paulistano a parar o jogo. O pedido de tempo deu resultado e aos poucos foi aumentando novamente a vantagem no jogo até chegar a vitória por 81 a 69, apesar do equilíbrio no período, com um empate de 26 a 26.

O armador Yago Matheus, com 29 pontos, sete assistências e cinco rebotes, foi o grande destaque do Paulistano, seguido por André Dikembe (15 pontos, quatro rebotes e uma assistência); Pedro Ianguas (12 pontos, 10 rebotes – duplo-duplo – e uma bola recuperada e Beto Fagundes (12 pontos, seis rebotes, quatro assistências e quatro bolas recuperadas, foram outros destaques do CAP. O Paulistano pegou 46 rebotes, sendo 12 ofensivos.

Nicolas Almeida, com 16 pontos, seis rebotes e quatro assistências, foi o principal destaque palmeirense, seguido por Rafael Paulichi (12 pontos, cinco rebotes e duas assistências) e Eduardo Crespo (11 pontos, quatro assistências e três rebotes). O Palmeiras pegou 44 rebotes, sendo 14 ofensivos.

“Eu esperava um jogo muito duro. O Palmeiras é uma equipe que marca muito forte, mas a gente esperava vencer e ser finalista. Estamos preparando a equipe para ganhar o título, mesmo enfrentando duas competições fortes como é o Paulista e a LDB. Agora, o próximo jogo é o mais importante para a equipe e vamos preparar para dar esse titulo ao Paulistano”, afirmou o técnico Beto Jayme.

PINHEIROS, PRIMEIRO FINALISTA

A equipe do EC Pinheiros foi a primeira finalista do Campeonato Estadual Sub-19 Masculino de 2017. Na tarde desta quarta-feira (29), jogando no seu ginásio, o time da Capital derrotou o Sendi/Bauru, atual campeão da categoria, por 71 a 54 (38 a 29 no primeiro tempo).

Conseguindo impor um ritmo forte do começo ao fim, o Pinheiros foi melhor na partida. Já no primeiro período, venceu por 23 a 21, explorando bem os erros de ataque do time bauruense. Mantendo o mesmo ritmo, apesar que menos agressivo ofensivamente, o time da Capital venceu a parcial do segundo período por 15 a 8, fechando a primeira etapa em 38 a 29.

O melhor momento do Bauru no jogo foi no terceiro período, quando venceu a parcial por 15 a 11, mas voltou para o quarto período descaracterizado e perdeu por 22 a 10, e a partida por 17 pontos: 71 a 54.

“Nosso primeiro objetivo foi alcançado que era chegar na final. Tivemos uma temporada muito acirrada, com boas equipes disputando os campeonatos e mostrando que o basquete brasileiro está evoluindo muito. Temos uma base muito boa para ser aproveitada e nosso trabalho é esse de colocar jogadores para o Cé sar Guidetti aproveitar no adulto”, disse o técnico do Pinheiros, David Pelosini.

Para o técnico André Germano, do Bauru, não foi o dia do então campeão da categoria. “Tivemos um baixo aproveitamento no ataque e no final do jogo nossa defesa não fez o que treinamos e programamos. Contra um adversário que jogou muito certinho, jogar taticamente fora da sua característica é difícil de ganhar”, concluiu.

O armador e capitão da equipe do Pinheiros, Felipe Ruivo, foi o destaque da equipe com 15 pontos, além de 10 assistências (duplo-duplo), quatro rebotes e quatro bolas recuperadas, seguido por João Victor Silva (14 pontos, oito rebotes e dois tocos), foram os outros destaques pinheirenses. Nicolas Rodrigo, com 12 pontos, oito rebotes e três bolas recuperadas, também se destacou.

Pelo lado do Bauru, dois jogadoras foram os destaques: Gabriel Jaú, com 17 pontos, 17 rebotes (duplo-duplo), duas assistências e duas bolas recuperadas e Michael (17 pontos, 21 rebotes (duplo-duplo) e César Samuel (15 pontos, quatro assistências e três rebotes).

Bauru foi melhor nos rebotes, com 53 rebotes, sendo 17 ofensivo. O Pinheiros pegou 47 rebotes, sendo 19 ofensivos.

Resultados da semifinal (Dia 28/11)

EC Pinheiros 71 x 54 Sendi/Bauru

 

Paulistano/Corpore 82 x 69 SE Palmeiras

 

Grande São Paulo Sub-12 Masculino – Série Prata

Quinta-feira (30/11)

Local – ginásio do Parque São Jorge (rua São Jorge, 777 – Parque São Jorge, São Paulo)

17 horas – Instituto Brazolin/São Bernardo x Círculo Militar-SP

 

19 horas – SC Corinthians Paulista x Jacareí/ABAJ

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

FEDERAÇÃO PAULISTA DE BASKETBAL

JUAREZ ARAÚJO: 11 998269100

 

IMPRENSA@FPB.COM.BR