Pré-congresso com Enyo Correia e equipes do masculino na FPB, atinge os objetivos


A emporada de 2017 está terminando com enorme sucesso. Mudanças foram apresentadas para 2018 e muitas novidades serão apresentadas

A próxima temporada do basquete paulista terá muitas novidades. Uma delas é que o site da Federação Paulista será municiado de artigos médicos para técnicos, preparadores físicos, fisioterapeutas e médicos, mostrando como fazer o preventivo e evitar lesões. Quem irá comandar essa parte é o médico e ex-jogador de basquete, Carlos Andreolli, bem como uma janela para tirar dúvidas ou apresentar sugestões. Este assunto e muitos outros foram tratados no pré-congresso realizado na tarde desta quarta-feira (29), na sede da Federação Paulista de Basketball, em SãoPaulo.

O encontro foi dando continuidade aos pré-congressos técnicos para avaliação da temporada que está se encerrando e projetar melhorias para as futuras temporadas, em que o presidente da entidade, Enyo Correia, vem se reunindo com todos os segmentos do basquete paulista. Já na terça-feira passada esteve com os clubes que fazem basquete feminino no Estado. O encontro desta quarta foi também no salão de reuniões da FPB, na Capital, e contou com um número muito grande de filiados, o que deixou bastante satisfeito o presidente da FPB.

Outro ponto destacado pelo presidente da FPB, é que de 3 a 6 equipes serão aumentadas em cada categoria, com o surgimento de 6 a 7 novos clubes e associações filiadas, confirmando mais uma vez que o trabalho realizado pela atual gestão vem dando resultado positivo, motivando o surgimento de equipes e novos talentos.

“Foi uma ótima reunião em todos os sentidos. Tratamos de assuntos relacionados ao sub-12 ao sub-22 e contamos com presença muito grande de filiados. Avaliamos o ano corrente, sem reclamação, mesmo porque o calendário está sendo cumprido à risca, salvo algum imprevisto dos próprios clubes. A ideia sugerida é que aumentamos o número de jogos para todas categorias, com divisão em grupos, conforme inscritos. O critério não será mais pela campanha anterior e sim pela localidade, especialmente para ajudar nas viagens”, disse Enyo Correia. “Vamos analisar bem as sugestões para modificarmos o sistemas de classificações das séries ouro, prata e bronze. Vamos valorizar cada série”, adiantou Correia.

Outra novidade que será um diferencial nas equipes é que todas terão que usar o logotipo da FPB em seus uniformes e que os atos indisciplinares serão punidos ainda mais. “Agressões verbais e físicas serão punidas automaticamente, sem depender de julgamento e os relatórios serão encaminhados diretamente ao tribunal”, conta Correia.

As equipes aprovaram dos sistemas de disputas, apresentaram sugestões que serão avaliadas pelo Departamento Técnico, porém, o mais importante é que os objetivos foram alcançados ao longo da temporada. “Na próxima temporada será obrigado os técnicos participarem de clínicas, com código de ética, em todas categorias, padronizando comportamento e até mesmo inserir nos trabalhos dos treinadores, uma metodologia, já que muitos trabalham isoladamente e isso irá ajudar na formação do atleta”, acrescenta Enyo Correia.

 

No Congresso Técnico que será realizado antes do início das competições, a FPB irá mostrar todas mudanças discutidas, já efetivadas em seus regulamentos de disputa.