FPB realiza Congresso Técnico para as categorias sub-12, 13, 14 e 15
O encontro com os representantes foi nesta segunda-feira (5), na sede da entidade, na Capital
Foi realizado na tarde desta segunda-feira (5), na sede da Federação Paulista de Basketball (FPB), o Congresso Técnico das categorias sub-12, sub-13, sub-14 e sub-15 do masculino. A reunião, comandada pelo presidente da FPB, Enyo Correia, contou com a participação das equipes inscritas para essas categorias.
O critério de disputada será levado em conta nas quatro categorias, mesmo porque, muitos dos jogos são casados, ou seja, jogos sub-12 e sub-13 no mesmo dia.
No Congresso ficou também decidido que a partir da temporada de 2018, os clubes terão que usar logo da FPB na parte da frente de suas camisetas. O critério de valorizar o equilíbrio, também foi mantido, com as equipes sendo divididas em dois grupos, conforme o número de inscritos e jogando na primeira fase turno e returno, todos contra todos, sendo que os quatro primeiros de cada grupo farão outro turno e returno, todos contra todos para ficarem definidos os quatro colocados para a Série Ouro e quatro classificados para a Série Prata.
Já a Série Bronze será composta pelos clubes que não ficarão fora dos quatro primeiros de cada grupo e que também farão uma segunda fase de turno e returno, com dois grupos, classificando os dois primeiros de cada grupo para o final four e decidir quem será o vencedor.
“Foi um congresso muito bom, onde os representantes dos clubes procuraram agir para o bem da modalidade”, afirmou o presidente da FPB, Enyo Correia.
Também ficou decidido que a disciplina será bastante rígida, com multas e penalidades severas colocados nos regulamentos.
Outra decisão tomada pela FPB é que os técnicos não serão mais punidos com suspensão automática depois de receber duas faltas técnicas. A punição de automática só caberá caso o técnico for desqualificado pela arbitragem.
Enyo Correia também acrescentou aos técnicos e representantes que está em contato com a Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB), para conseguir uma clínica com o técnico Aleksandar Petrovic. “É um treinador que tem uma escola conceituada no mundo inteiro e seria de grande valia para nossos treinadores uma clínica com ele aqui em São Paulo”, afirmou.
Nos próximos dias, o Departamento Técnico da FPB estará enviando as tabelas de cada categoria para que técnicos e dirigentes avaliam as possibilidades e retornam com as devidas mudanças de datas e horários que acharem necessárias.
Na sequência, no final da tarde desta segunda-feira, está previsto o Congresso Técnico dos Estaduais Sub-16, Sub-17, Sub-19 e Sub-22. Amanhã (6) será a vez dos congressos de base do feminino.
Divisão dos grupos
Sub-12
Grupo A – Apagebask, Círculo Militar de SP, Clube Campineiro de Regatas e Natação, Esporte Clube Pinheiros, Instituto Brazolin/São Bernardo, LBE/Superação, Mogi/Colégio Melo Dante, São Paulo FC e Sporte Club Corinthians.
Grupo B – Barueri Esporte Forte, Club Athletico Paulistano, Clube Espéria, Clube Internacional de Santos, Jacareí/ABJ, Mauá/AMAB Girafinhas, Projeto Bis/Mackenzie e Sociedade Esportiva Palmeiras.
Sub-13
Grupo A – Santo André/Apaba, Círculo Militar de SP, Clube Campineiro de Regatas e Natação, Esporte Clube Pinheiros, Instituto Brazolin/São Bernardo, LBE/Superação, São Paulo FC, Sport Club Corinthians e Tênis Clube/Overtime.
Grupo B – Barueri Esporte Forte, Club Athletico Paulistano, Clube Espéria, Clube Internacional de Santos, Taubaté/SELT/LBCP, Jacareí/ABJ, Mauá/AMAB Girafinhas, Sociedade Esportiva Palmeiras e São José.
Sub-14
Grupo A – Apagebask, Santo André/Apaba, Círculo Militar de SP, Clube Campineiro de Regatas e Natação, Esporte Clube Pinheiros, Instituto Brazolin/São Bernardo, LBE/Superação, São Paulo FC e Sport Club Corinthians.
Grupo B – Club Athletico Paulistano, Clube Espéria, Clube Internacional de Santos, Jacarei/ABJ, Mauá/AMAB Girafinhas, Projeto Bis/Mackenzie, Sociedade Esportiva Palmeiras e São José.
Sub-15
Círculo Militar de SP, Clube Campineiro de Regatas e Natação, Esporte Clube Pinheiros, Instituto Brazolin/São Bernardo, LBE/Superação, Rio Claro Basquete, Sport Club Corinthians, Tênis Clube/Overtime.
Grupo B – AA São Caetano, Club Athletico Paulistano, Clube Espéria, Clube Internacional de Santos, Jacarei/ABJ, Mauá/AMAB Girafinhas, Projeto Bis/Mackenzie, Sociedade Esportiva Palmeiras e São José.