Araraquara faz parceria com o SESI-SP e sonha com os próximos Estadual e o Nacional


A equipe feminina de Araraquara, administrada pela campeã mundial Rosei Gustavo, terá como técnico o jovem André Carrascoza

A equipe da ABA/Fundesport/Araraquara será mais uma novidade no próximo Campeonato Estadual Feminino da Divisão Especial da Federação Paulista. A equipe, que terá como gestora a campeã mundial e medalhista olímpico Roseli Gustavo da Silva, já vem se preparando e disputando competições regionais, mas a grande meta é o segundo semestre, quando entrará no Campeonato Estadual.

“É um sonho que está se realizando, estou muito feliz por estar participando deste projeto”, declarou Roseli em uma entrevista concedida ao SESI-SP. “O desafio é grande, mas é muito importante que as jogadoras entrem em quadra sem se preocupar com as burocracias dos jogos. Como eu atuei durante 10 anos nas linhas de base e adulta da seleção, acumulei várias experiências, tanto no Brasil como no exterior, e sei que essas preocupações atrapalham muito durante o jogo. Essa é a minha função, fazer com que as coisas aconteçam fora da quadra, para que dentro dela as jogadoras possam se dedicar ao máximo. Dá muito trabalho, mas eu cresci no esporte e amo o basquete, então é um privilégio pode levantar todos os dias e fazer o que gosto”, disse Roseli.

A partir desta parceria entre o SESI-SP e a Prefeitura Municipal de Araraquara, Roseli espera levar o nome da cidade para a esfera Estadual e Nacional. “Araraquara sempre teve boas equipes e pessoas competentes trabalhando a favor do basquete. Agora iremos seguir na mesma linha. Estamos fazendo um bom trabalho há algum tempo e essa parceria veio para somar e fortalecer a nossa equipe. O SESI é um grande incentivador do esporte e abre muitas portas para os jovens”.

A coordenadora alega que as contratações estão sendo pensadas para que o time seja competitivo. “Estamos montando um time forte e bem preparado para os campeonatos. Esperamos que a cidade realmente abrace essa equipe. Queremos que a torcida seja nossa sexta jogadora, que haja um grande envolvimento com a cidade, que torçam, assistam aos jogos, e que o basquete feminino cresça. Além da competição, queremos que o time dissemine o exemplo de respeito e união, para que as meninas olhem essa equipe como um espelho, pois as mulheres estão conquistando seu espaço, mas ainda há muito a lutar e conquistar”.

Para a ex-jogadora, a mulher enfrenta barreiras todos os dias para poder estar onde quiser sem se intimidar. “Devemos ser perseverantes e lutar por nossos objetivos. Acredito que minha geração deixou um legado para que as mulheres estejam presentes também nos esportes, pois somos todos iguais”, completou.

 

O time será dirigido pelo jovem técnico André Carrascoza. Nascido e criado em Araraquara, André Carrascoza é um profissional especializado em basquete. Iniciou seus trabalhos no esporte em 2008 como Preparador da equipe de Basquete Feminino Adulto de Araraquara. Em 2009 entrou para a equipe do PAF (Programa Atleta do Futuro), juntamente com a ex-jogadora da Seleção Brasileira de Basquetebol Feminino, Roseli Gustavo, e com o Professor e Técnico Gilberto Paganini Marin, onde trabalharam juntos durante 5 anos.

O PAF é um programa do SESI-SP criado para estimular a prática esportiva e a cidadania nos jovens. Carrascoza demonstra sua satisfação em ter participado do projeto. “Tivemos grandes sucessos e revelamos muitos atletas. Foi um aprendizado enorme e me fez crescer muito como profissional”.

“As equipes femininas começaram a se destacar nas Ligas, Estadual e Jogos Regionais e como Araraquara tem uma grande história no basquete, a Prefeitura tomou a iniciativa e procurou o SESI-SP. Essa parceria veio em ótima hora. O SESI tem um papel muito importante na formação educacional e esportiva dos jovens. Essa oportunidade é significante para todos; atletas, técnicos e com certeza para a cidade também. Esperamos que a torcida acompanhe e vá torcer no Ginásio do Gigantão. Queremos ser exemplo para todas as meninas de Araraquara e região. Almejamos auxiliar na formação educacional e esportiva de todas as jovens e esperamos que a procura seja grande pois a ideia é ampliar a equipe de base da cidade”, disse André Carrascoza.