DESTAQUE DA SEMANA: Dilzon, o motorzinho que faz o Regatas líder e invicto no sub-15


O catarinense chegou em Campinas neste ano e já é um dos jogadores destaques do time dirigido por Marcelo Bandiera

O catarinense de Florianópolis Dilzon da Rosa Guilherme, sempre quis ser um jogador de futebol, como todo menino brasileiro. Sonhou muitas vezes depois das peladas no bairro em que morava na capital catarinense. Porém, certa vez foi convidado para fazer um teste de basquete. Com nove anos já tinha 1,65m de altura e os conselhos eram para a quadra ao invés de pensar nos gramados. A aula experimental foi tudo na sua vida. Gostou da bola laranja, já se espelha em Kobe Bryant, ex-jogador que fez história jogando pelo Los Angeles Lakers e o agora seu sonha é se tornar um jogador de basquete.

 

No último fim de semana, jogando pelo Clube Campineiro de Regatas e Natação/Akdmia, de Campinas, Dilzon (é com z mesmo), acabou sendo o grande destaque do time dirigido pelo técnico Marcelo Bandiera Sálvio, ao marcar 34 pontos na vitória sobre o poderoso EC Pinheiros no Campeonato Sub-15 da Grande São Paulo, por 77 a 74. E com isso é o nosso destaque da Semana do Basquete Paulista.

 “O basquete foi muito bom na minha vida. Queria jogar futebol, mas era muito alto e sempre recebia conselhos para jogar basquete. No dia que fiz a aula experimental, já senti que era o esporte que iria praticar. O professor Lucas Boaventura me ensinou todos os fundamentos no Instituto Estadual Educacional que jogava o Campeonato da Federação Catarinense patrocinado pelo Avai”, disse Dilzon.

Antes de chegar à Campinas para defender o Regatas/Akdmia, Dilzon chegou a se destacar no Campeonato Sul-Brasileiro Sub-15, mesmo tendo 14 anos, onde foi o principal cestinha com média de 20 pontos por jogo. Além disso foi um dos destaques de Santa Catarina para conquistar a terceira posição na competição. Antes, no sub-13, chegou a marcar 44 pontos em uma partida e terminar o campeonato com média de 20 pontos por jogo.

Ao defender a Seleção de Santa Catarina no Sul-Brasileiro e no Campeonato Brasileiro, Dilzon foi observado pelo técnico de Joinville, hoje também no Regatas/Akdmia, Vitor Galvani Cardoso. E ele acabou indo fazer um teste. “Gostei dele no teste e o convidei para jogar no Regatas”, afirma Marcelo Bandiera. “É um menino de futuro. Tem um bom porte físico pela idade. Pode até marcar um adversário na posição quatro. Tem um enorme potencial pelo espírito que tem. Treina sério, muito forte e não brinca na hora do treino”, contou Bandiera.

Nome: Dilzon da Rosa Guilherme

Local de nascimento: Florianópolis-SC

Data: 05/01/2003

Altura: 1,83m

Posição: ala/armador

Clube que iniciou: Adiee/Avai/Florianópolis

Primeiro técnico: Lucas Boaventura

Atual técnico: Marcelo Bandiera

Atual clube: Regatas Campinas/Akdmia

Dilzon garante que é um sonho estar jogando o melhor campeonato do País. “É gratificante estar jogando em São Paulo. Estou batalhando para ajudar minha equipe que dá todo suporte, desde alimentação a uma boa escola. Estou feliz aqui e quero continuar batalhando em todas outras categorias porque hoje o basquete é minha vida”, afirmou.

No atual Campeonato da Grande São Paulo da categoria sub-15, Dilzon jogou 11 partidas pelo Regatas/Akdmia. Marcou 165 pontos, com média de 15 pontos por jogo. “Cada jogo é uma batalha e vamos continuar seguindo na luta para sempre ajudar o Regatas nas vitórias. A equipe tem ótimos jogadores e um ótimo treinador que é o Professor Marcelo. Ele vem me ensinando muita coisa e agradeço por isso”, finalizou Dilzon.

Para ter uma ideia, o Sub-15 é dividido em dois grupos. O Regatas/Akdmia é o líder e único invicto do Grupo A, vencendo os 11 jogos que disputou até agora, inclusive Pinheiros, da Capital e o Tênis Clube/Overtime e Círculo Militar.

 

RECORDES COMO JOGADOR

Ano               Categoria         Pontos

2016              Sub-13                44    

2018              Sub-15                15

2018              Sub-15                16

2018              Sub-15                18

2018              Sub-15                33