DESTAQUE DA SEMANA: André Luí­s, de Bauru, faz o primeiro triplo-duplo no Estadual Sub-19


O jogador do Sendi/Bauru foi decisivo na vitória e a quebra de invencibilidade sobre o Sesi/Franca

André Luís saiu de um projeto simples, em sua cidade natal Parapuã, no Interior de São Paulo. Os primeiros passos foram observados pelo Professor Nenê, que viu naquele menino esquio um futuro grande no basquete. Com pouco tempo já estava jogando federado em Barueri, e pouco depois chegar a Bauru, há quatro anos. No último domingo (27/5), em rodada do Campeonato Estadual Sub-19, o menino de Parapuã conseguiu uma proeza pouco comum nas categorias de base: um triplo-duplo na vitória do time bauruense sobre Franca, em Franca, por 89 a 74. Ele marcou 22 pontos, deu 11 assistências e pegou 10 rebotes. Foi o inédito triplo-duplo da categoria.

“Fiquei muito feliz com o que consegui produzir, muito mais pela vitória sobre Franca.  Nosso time está crescendo e nosso objetivo é chegar nas finais”, afirma André Luis, que também se inspirou na irmã Ana Maria e no sérvio Milos Teodosic.

O técnico André Germano, do sub-19 do Sendi/Bauru, só tem elogios ao armador, de quase dois metros de altura, uma espécie de Cadum, que causava espanto ao dizer que era armador com dois metros de altura, no início dos anos 80. “O André está conosco desde os 16 anos. É um menino muito dedicado e já é um jogador completo. Bom biótipo para a posição de armador (1), com excelente envergadura e uma condição física muito boa. Está tendo uma evolução muito rápida. Com o Stefano indo para o adulto, ele está tendo mais tempo de quadra e evoluindo a cada jogo. Dentro do nosso projeto é um dos jogadores que logo terá lugar no time adulto em breve”, afirmou o treinador

Germano lembra que com 18 anos, André Luis jogou no ano passado no sub-19. Antes, porém, passou pelas categorias sub-16 e sub-17, quando foi indicado para jogar por Bauru através de uma indicação do técnico Altieri Tieri, de Barueri, porque não teria a categoria na cidade. Um ano depois que chegou em Bauru, André Luís foi campeão estadual da categoria sub-19. Em 2017, jogando pela categoria sub-21, foi campeão regional.

Perfil

Nome completo: André Luís dos Santos

 Local de nascimento: Parapuã-SP

Data de nascimento: 07/02/1999

Altura: 1,97m

Posição: Armador (1)

Clube que começou: Escolinha Municipal de Esportes de Parapuã, Técnico: Nenê.

Atual equipe: Sendi/Bauru (sub-19)

 

FPB – Como o basquete entrou em sua vida?

R – O Basquete entrou na minha vida por acaso. Houve um evento, na minha cidade (Parapuã), chamado caça a novos talentos, para selecionar atletas para a escolinha municipal de basquete, dirigida pelo técnico Nenê. Eu tinha 8 anos, resolvi ir, e nesse evento fui convidado a participar dos treinamentos, que eram realizados no Ginásio Municipal. Depois desse dia comecei a tomar gosto pelo basquete. Minha família sempre me incentivou a praticar esportes e com o basquete não foi diferente, porém a pessoa que mais me apoiou no início para eu continuar treinando foi minha irmã (Ana Maria) que jogou por um tempo basquete também. Na minha casa, todos gostam de esportes e para mim é um orgulho jogar basquete, essa a maior motivação que tenho para ir treinar todos os dias, além da paixão pelo esporte que escolhi.

FPB – Foi o seu primeiro triplo-duplo na carreira?

R – Sim, foi o primeiro triplo-duplo da minha carreira, e sem dúvidas, de muitos que virão se Deus quiser.

FPB – O que é para você jogar em Bauru e os campeonatos da Federação Paulista?  auru e os campeonatos da FPB?

R – É um prazer jogar no Sendi/Bauru Basket, time que estou há quatro anos e muito feliz. Jogar os campeonatos da FPB é muito bom, pois sempre foi um dos meus objetivos, um sonho e estou conseguindo realizá-lo de maneira especial.

FPB – Qual seu maior ídolo no basquete e se é nele que se espelha quando está em quadra?

R – Meu ídolo no Basquete é o Milos Teodosic (jogador da Sérvia), o qual me inspiro muito. Gosto de vê-lo jogando e meu objetivo é ter um estilo de jogo e carreira parecido com o dele.

FPB – No time adulto do Bauru, onde você já faz parte, qual é o jogador que mais te ajuda?

R –  Aqui no Sendi/Bauru Basket procuro absorver um pouco de cada jogador, até mesmo pequenos detalhes, buscando unir tudo e colocar em prática, sempre aberto aos conselhos no intuito de melhorar meu jogo e minhas qualidades cada dia mais.

FPB – Como foi quebrar a invencibilidade de Franca, em Franca e ainda fazer o triplo-duplo?

R – Tirar a invencibilidade da equipe de Franca é um grande passo para o nosso time, isso demonstra que estamos criando casca. Mas com certeza, o gosto mais especial vem desse triplo-duplo que foi especial para mim.

FPB –  Como é o grupo do sub-19 do Sendi/Bauru. Há um amigo inseparável no grupo?

R – É um time muito unido. Uma família que sabe onde quer chegar e estamos trabalhando forte para tudo isso com certeza. Quanto ter um amigo inseparável, para mim são todos meus amigos, igualmente, como disse, aqui é uma família.

FPB – Quem mais dá conselhos a irmã advogada ou a mãe e os Estudos?

R – Minha mãe é tudo na minha vida. É minha advogada, ela que cuidado de tudo e dá conselhos. Já minha irmã sim, é advogada de profissão. E quanto aos estudos, sem dúvidas, minha mãe deseja que eu estude, pois pretendo ser técnico futuramente.

Recordes

Temp  adversário     pontos    rebotes     assistências

2015   EC Pinheiros   29           8                 6   

2018  Araraquara       9             9                10

2018  Sesi/Franca     22           10               11