Bradesco vence Guarulhos e é o novo campeão Estadual Sub-19 Feminino
A equipe de Osasco não era campeão da categoria havia 18 anos. A final foi nesta sexta-feira (9), no Bradesco, em Osasco
Com o terceiro jogo sendo decidido na primeira prorrogação, a equipe da ADC Bradesco derrotou a Apagebask/Guarulhos, por 57 a 56, 50 a 50 no tempo normal (26 a 28 no primeiro tempo), fez 2 a 1 na série final, e reconquista o título do Campeonato Estadual Sub-19 Feminino, título que não ganhava desde 2000. A partida final foi disputada nesta sexta-feira (9), no ginásio do Centro de Desenvolvimento Esportivo da ADC Bradesco, em Osasco.
A última vez que o Bradesco havia sido campeão da categoria foi há 18 anos, quando o time era dirigido pela atual administradora do basquete, Maria Mardegan, a Macayu. No ano passado, fez a final contra São Bernardo/Brazolin, mas perdeu a série por 2 a 0.
Nesta temporada, mesmo perdendo cinco jogadoras que saíram para estudar e jogar nos Estados Unidos, o técnico Cristiano Cedra aproveitou boa parte das jogadoras do sub-17 e conseguiu formar um grupo competitivo.
“O principal objetivo do Bradesco é a formação do atleta. No meio do ano tivemos a perda de cinco jogadoras. Mesmo assim o grupo conseguiu substituir às ausências e ter boas partidas. É importante aliar a formação e o título”, disse o treinador do Bradesco.
A terceira partida começou em ritmo acelerado e nervoso. O time de Guarulhos começou melhor, especialmente no aspecto defensivo, anulando às principais jogadas de ataque do Bradesco. Chegou a abrir 15 a 11 e fechou o primeiro período em 18 a 16.
Em jogada individual do pivô Lorena Anunciação, o Bradesco passou à frente em 20 a 18, no segundo período. Com a partida passando ser disputado ponto por ponto, a Apagebask terminando o primeiro tempo na frente em 28 a 26.
Fazendo uma defesa forte e aproveitando bem os contra-ataques, o time de Guarulhos chegou no final do período com uma boa vantagem de 10 pontos (44 a 34), finalizando o período com oito na frente: 44 a 36.
Ao colocar 11 pontos na frente (50 a 39), faltando seis minutos do quarto período, dominava todos os setores da quadra. Porém, com uma reação esperacular, os três minutos finais foram eletrizantes. Depois de uma bola de três pontos de Beatriz Aneas. A diferença abaixou para cinco pontos (50 a 45), obrigando o técnico de Guarulhos, Dyego Cavalcanti a pedir tempo.
A diferença chegou a ficar apenas dois pontos: 50 a 48, faltando 1’20 para terminar. Luana Evangelista empatou em 50 a 50, com bandeja.Faltando 11.9 segundos, empatado em 50 a 50, posse de bola para o Bradesco já no campo de ataque. O técnico Cristiano Cedra, pede tempo e arma a jogada decisiva para ganhar o jogo e o título. A jogada acabou não dando certo e a decisão pela primeira vez foi para a prorrogação.
Na prorrogação, com outra jogada individual de Lorena Anunciação, que infiltrou, fez a bandeja e sofreu falta e empatou o jogo em 56 a 56. Com uma frieza de uma veterana, apesar dos 17 anos, Lorena acertou o lance livre de bonificação, ponto que deu a vitória ao Bradesco (57 a 56).
“Era uma série muito equilibrada. Meu time é muito novo e isso fez com que tivéssemos um aproveitamento muito ruim de lance livre. Em uma final não se pode perder 14 lances livres. Em uma final é assim, quem erra menos, ganha. Por ser nosso primeiro ano de sub-19 foi muito bom e perdemos para um grande adversário. Foi merecido o título”, disse o técnico Dyego Cavalcanti, de Guarulhos.
Sob a arbitragem de Norival Santos e Shelley Quintela jogaram e marcaram: ADC Bradesco (57), campeão estadual – Lorena Anunciação (21 pontos, 14 rebotes, três assistências e três bolas recuperadas), Amanda Novo (4 pontos, quatro rebotes), Isabel Bueno (2 pts), Luana Evangelista (6 pts,11 rebotes e cinco bolas recuperadas), C. Oliveira (9 pts), Isabel Bueno (2 pts), Layla Couto, Beatriz Aneas (3 pts), Luana Leite, N. Silva, Júlia Schmauch (10 pts), Larissa Abreu (2 pts) e Mariana Silva. Técnico – Cristiano Cedra
Apagebask/Guarulhos (56), vice-campeão Estadual: Isabela Santos (7 pts, 9 rebotes e três assists), Sara Rodrigues (10 pts), Isabela Oliveira (8 pts, 10 rebotes e 5 assists), Graziela Jesus (6 pts, 7 rebotes e 6 bolas recuperadas), Maiara Dias (14 pts, 11 rebotes, 2 assists e 3 bolas recuperadas), Maísa Dias (11 pts, 15 rebotes e 4 assists), Lairah Santos e Maristela Sena.Técnico – Dyego Cavalcanti.
ADC Bradesco 2 x 1 Apagebask/Guarulhos
Jogo 1 – Apagebask/Guarulhos 45 x 56 ADC Bradesco (22 a 32 no primeiro tempo)
Jogo 2 – ADC Bradesco 48 x 52 Apagebask/Guarulhos (25 a 21 no primeiro tempo)
Jogo 3 –ADC Bradesco 57 x 56 Apagebask/Guarulhos (primeira prorrogação – 50 a 50)
SÃO JOSÉ FICA EM TERCEIRO
Na decisão do terceiro lugar do Estadual Sub-19 Feminino o jogo aconteceu nesta sexta-feira (9), no ginásio Pedro Dell’Antonia, em Santo André, onde a equipe do São José/Atleta Cidadão derrotou o Santo André, por 65 a 51 (33 a 24 no primeiro tempo) e ficou com a medalha de bronze. Juliana Maria, com 28 pontos foi o grande destaque joseense, além de seis rebotes e duas assistências. Letícia Santos, com 12 pontos e oito rebotes foi outro destaque do time do Vale do Paraíba.Thailane Monteiro e Letícia Souza,ambos com 19 pontos, 12 e 10 rebotes, respectivamente, foram os desraques de Santo André.