Palmeiras, formador de atletas e agora ganhando títulos. Inclusive, conquistas inéditas
Além do sucesso em todas categorias de base nos Campeonatos de São Paulo, o clube conquistou o título brasileiro inédito na categoria sub-16
Campeão da Grande São Paulo – Série Ouro – da categoria Sub-14, time dirigido pelo técnico Willians Manzini. Campeão brasileiro da categoria sub-16, em Belo Horizonte, equipe comandada pelo experiente técnico Adriano Geraldes. Melhor campanha no Campeonato Paulista da Grande São Paulo – Série Ouro – na categoria sub-15 (13 vitórias e uma derrota, na segunda fase). Terceira melhor campanha na fase de classificação no Sub-19 (17 vitórias e cinco derrotas) e já nas semifinais, depois de eliminar o São José nas quartas.
O bom ano da base do Palmeiras começou com o time sub-12, finalista da Grande São Paulo – Série Ouro – ao disputar à final contra o Campineiro de Regatas/Adkmia, em Campinas, perdendo à final equilibrada por 72 a 65. Depois, o Sub-14 também chegou na final contra o São Paulo, jogando no Morumbi, perdendo por 64 a 56 e também foi vice-campeão na Série Prata do Sub-17, ao ser derrotado em casa para o Paulistano, por 73 a 68. A equipe sub-16, campeã nacional é finalista do Sub-16.
Esse é o novo Palmeiras no basquete. Com uma base sólida, equipes competitivas, o clube marcha em passos largos em busca do seu retorno ao basquete adulto. Enquanto isso, faz sucesso nas categorias de base.
CAMPEÃO BRASILEIRO
Na última sexta-feira (16), os garotos do Palmeiras, sob o comando de Adriano Geraldes, conquistaram o maior título da temporada no sub-16. Em uma final paulista, derrotaram o São José na Final do Campeonato Brasileiro Interclubes e foram campeões invictos pela primeira vez na categoria.
Na decisão, o time alviverde contou com ótimas atuações de Bruno Cardoso, com 15 pontos, Arthur Vitorino, com 12 e o ala Lucas Lima, com 10 pontos. O time palmeirense encerrou a competição com 100% de aproveitamento e 88,3 pontos de média nos seis jogos disputados.
Em 34 anos que a base alviverde não faturava um título brasileiro. O último havia sido conquistado pelo Sub-19, em 1984.
Para o técnico Adriano Geraldes, o prêmio reforça o posto palmeirense de grande clube formador da modalidade no País
“A conquista é mais que merecida aos garotos. Tiveram os melhores números do início ao fim, e isso só enaltece a importância do trabalho realizado no Palmeiras para o basquete nacional. Somos tradicionalmente um clube descobridor e formador. Daqui saíram e saem grandes atletas a nível nacional e internacional. Eles estão de parabéns pelo título”, elogiou o treinador palmeirense, que ainda dirige o Sub-19, semifinalista do Estadual de São Paulo.
PARTICIPANTES DO BRASILEIRO
Além do Palmeiras, participaram do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-16 os times ASBAVI-RO, Botafogo-RJ, São José-SP, Círculo Militar-PR, Vasco da Gama-RJ, Álvares Cabral-ES, Flamengo-RJ, Remo-PA, CFCSN-RJ, Duque de Caxias-RJ, Esperia-SP, Náutico-PE, Ginástico-MG, Minas-MG, Mackenzie-MG, Praia Clube-MG, Bauru-SP, Sport Recife-PE, Tijuca Tênis Clube-RJ, Sociedade Thalia-PR, AEGB-GO, Internacional de Regatas-SP e Olympico-MG.
Resultados do Palmeiras
Primeira fase
Palmeiras 83 x 26 Sociedade Thalia
Palmeiras 117 x 17 AEGB
Palmeiras 87 x 40 Olympico Club
Quartas de final
SE Palmeiras 92 x 56 Internacional de Regatas
Semifinal
SE Palmeiras 73 x 49 Mackenzie EC
Final
SE Palmeiras 78 x 48 São José/Atleta Cidadão