Pré-Congresso da base do feminino aconteceu nesta terça na FPB
O presidente da FPB, Enyo Correia, recebeu os filiados para falar da atual temporada e sugestões para o ano que vem. Os objetivos foram alcançados
Foi realizado na tarde desta terça-feira (27), no auditório da Federação Paulista de Basketball (FPB), o Pré-Congresso da base do feminino, já visando a temporada do ano que vem, bem como avaliar o que aconteceu e ainda irá acontecer nesta temporada de 2018.
A reunião atingiu todos os objetivos traçados pela diretoria da FPB, com os clubes elogiando bastante o andamento da temporada – se bem que apenas o sub-19, vencido pela ADC Bradesco já foi definido – e que pouca coisa precisa corrigir para 2019.
Macau Ferreira, gerente da ADC Bradesco, fez apenas uma sugestão com relação da arbitragem que precisa marcar mais contato, especialmente nos subs iniciais, de sub-13 a sub-15, já que é categorias de formação e como está sendo permitido maior contato, o jogo acaba perdendo um pouco da beleza e os placares são baixos.
“É uma observação que venho fazendo há tempo. Basquete feminino é diferente do masculino. As meninas em formação sentem o contato forte e acabam ficando inibidas”, completou.
Outro detalhe discutido foi com relação às séries ouro, prata e bronze. “A finalidade é sempre colocar todos em disputa igual de títulos e dar mais jogos às atletas. O troféu e medalhas estimula cada vez mais a criança participar e evoluir”, explicou Enyo Correia, presidente da FPB.
A sugestão é que acabe as séries ouro, prata e bronze, após o sub-17, quando teoricamente, as jogadoras já estão definidas para jogar até no adulto.
Enyo Correia lembrou também que “estou vendo com bons olhos muitas prefeituras e clubes do Interior interessados em jogar à base. Isso é muito importante para o basquete feminino”, disse o presidente da FPB.
O presidente da FPB falou que conversou com o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola (PDT), que está animado em também apoiar a base e começar a disputar os campeonatos da FPB, o mesmo acontecendo com o Sesi/Araraquara.
PRÓXIMOS PRÉ-CONGRESSOS
Dia 28 de novembro (quarta-feira)
13 horas – Categorias MASCULINAS de SUB12 a SUB15
15 horas – Categorias MASCULINAS de SUB16 a SUB19
17 horas – Categoria MASCULINA SUB22
Dia 04 de dezembro (terça-feira)
14 horas – Federações Regionais
FINAIS DO SUB-13
Será disputado nesta quarta-feira (28), no ginásio Cidade Jardim, em São José dos Campos, às semifinais do Campeonato Estadual Sub-13 Feminino.
Na primeira partida, às 17 horas, a equipe do São José vai enfrentar o Santo André/Apaba e, às 19 horas, a ADC Bradesco pega o AD Centro Olímpico,
A rodada final só irá acontecer no sábado (1/12), às 14 horas, também em São José dos Campos, com os perdedores desta quarta-feira disputam o terceiro lugar, sendo que em seguida (previsto para às 15 horas), os vencedores disputam o título do Estadual Feminino Sub-13.