São Bernardo é o campeão da Primeira Divisão. Catanduva fica com o vice


Em final disputada nesta quinta-feira (29), o time do ABC foi melhor na partida decisiva. Sorocaba ficou com o terceiro lugar

 

A equipe do São Bernardo/Brazolin/Unip derrotou o Poty Bax/Catanduva, por 91 a 38 (36 a 12 no primeiro tempo) e conquistou o título do Campeonato Paulista da Primeira Divisão Feminino. A partida decisiva foi disputada nesta quinta-feira (29), no ginásio Baetinha, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Com uma forte defesa e um contra-ataque fatal, o time dirigido pelo técnico Márcio Belliciéri, já no começo da partida, mostrou força para dominar o adversário. Fez 17 a 4 no primeiro período e fechou a primeira etapa do jogo com 24 pontos na frente: 36 a 12, com 14 pontos de Thayna Silva.

Nos dois últimos períodos, Catanduva tentou reagir ao marcar 18 pontos no terceiro período, mas não conseguiu equilibrar a partida no quarto, graças ao bom desempenho ofensivo de Lays Silva, Thayna Silva e Milena Rodrigues.

Feliz demais pela temporada, a armadora Lays Silva chegou a se emocionar com a vitória e o título. “Foi muito importante para a equipe a conquista da Primeira Divisão, especialmente para a maioria que é primeiro ano de adulto. Estou feliz demais pela temporada e o que conseguimos agora”, disse Lays que marcou 16 pontos, além de 10 assistências e quatro rebotes, além de ter feito o primeiro triplo-duplo da carreira contra Sorocaba: 15 pontos, 11 assistências e 10 rebotes.

São Bernardo pegou 54 rebotes, sendo 16 de ataque. A cestinha do jogo foi a versátil Thayna Silva, com 26 pontos, 16 rebotes, oito bolas recuperadas e quatro assistências. Milena Rodrigues foi a segunda cestinha, com 24 pontos, 10 rebotes, quatro assistências e três bolas recuperadas.

“Foi além do esperado. Se bem que nossa meta era ficar entre os quatro finalistas da Especial. Não deu, as meninas cumpriram o papel e fizeram uma grande temporada. Fico muito satisfeito de ter dirigido um grupo unido e que soube defender com muita determinação a tradição de São Bernardo do Campo no basquete”.

Para a equipe de Catanduva, que pegou 34 rebotes, sendo oito de ataque, Jennifer Sirtoli, com 10 pontos e quatro rebotes foi o principal destaque, seguido por Natalinha Burian, com oito pontos, seis rebotes e quatro assistências e Lorraine Silva, com oito pontos, sete rebotes e duas assistências.

“Fizemos um jogo atípico e o time de São Bernardo jogou muito bem e mereceram a vitória. Tentamos fazer nosso melhor, mas é muito difícil jogar com sete jogadoras. O importante que o nosso projeto está de pé, muita gente querendo ajudar e esse vice-campeonato da Primeira Divisão vai alavancar muita coisa para o basquete de Catanduva”, disse Natalinha Burian, que além de capitã é a gestora do basquete de Catanduva.

PRÓ-ESPORTE EM TERCEIRO

Ao vencer o Instituto Babby RN Pinda, por 104 a 29, a equipe do Pró-Esporte/Sorocaba conquistou o terceiro lugar no Campeonato Paulista da Primeira Divisão Feminina.

 O time sorocabano contou com ótimas atuações do trio Camila Jackson (18 pontos, seis rebotes e cinco assistências), Arhuza Michalski (17 pontos, sete assistências e sete bolas recuperadas) e Yuli Cruz (nove pontos, 12 rebotes e cinco assistências). No total, a equipe pegou 61 rebotes, sendo 22 de ataque.

Para a equipe de Pindamonhangaba, Natasha Santos, com 10 pontos, três rebotes e uma assistência e Ana Beatriz, com sete pontos e três rebotes, foram os principais destaques. No total, a equipe pegou 37 rebotes, sendo 12 de ataque.

 

 

Quarta-feira (28) – Baetinha

Instituto Babby 21 x 122 Poti/Bax Catanduva

São Bernardo/Brazolin/Unip 89 x 82 Pró-Esporte/Sorocaba

 

Quinta-feira (29) – Baetinha

Instituto Babby RN 29 x 104 Pró-Esporte (terceiro lugar)

São Bernardo/Brazolin/Unip 91 x 38 Poty Bax/Catanduva (decisão do título)

 

Classificação final da Primeira Divisão

Campeã – São Bernardo/Brazolin/Unip

Vice-campeã – Poty Bax/Catanduva

Terceiro colocado – Pró-Esporte/Sorocaba

Quarto colocado – Instituto Babby RN/Pinda