Santo André derrota o Vera Cruz, empata a série e força o terceiro jogo na quinta
O segundo jogo foi disputado nesta terça-feira (11), em Santo André, local do jogo desempate na próxima quinta-feira
A equipe do Santo André/Apaba derrota o Vera Cruz/Campinas, por 69 a 67 (40 a 23 no primeiro tempo), empata a série melhor de três em 1 a 1. Agora, o Campeonato Estadual Feminino será decidido no terceiro jogo, quinta-feira (13), às 19h30, novamente no ginásio Pedro Dell’Antonia, novamente em Santo André.
O segundo das finais entre Santo André e Vera Cruz/Campinas, como já era de se esperar, começou com forte tensão. O time da casa, com a necessidade de vencer para forçar o terceiro e decisivo jogo. Já o time de Campinas, com a tranquilidade de ter começado a série com vitória, começou melhor. Chegou a abrir 10 a 5, mas permitiu no fim do período a reação do adversário, empatando em 14 a 14.
O segundo período do atual campeão paulista foi arrasador. Com uma forte marcação, especial sobre Ariadna e Meli Gretter, duas das principais jogadoras do Vera Cruz, Santo André abriu 11 pontos (28 a 17), obrigando o técnico Antônio Carlos Vendramini a pedir tempo. Mas na volta ao jogo, acabou levando uma bola de três de Jaqueline. E na sequência em ótimas jogadas, chegou a abrir 17 pontos no final do segundo período: 40 a 23, com uma parcial no período de 24 a 9.
Depois de abrir 19 pontos no início do terceiro período (42 a 23), o técnico Bruno Guidorizzi teve que parar o jogo com um tempo técnico quando o Vera Cruz vez seis pontos seguidos e abaixou a diferença para 13 pontos (42 a 29).
Com um parcial de 20 a 13, a equipe do Vera Cruz melhorou no terceiro período. Porém, sempre com um forte contra-ataque, o time do ABC se manteve na liderança do placar em 55 a 43 no fim do período.
A exemplo do início do jogo, o quarto período começou tenso, com as duas equipes marcando forte. Com uma forte marcação e aproveitando os erros de ataque do adversário, o Vera Cruz obrigou o técnico Bruno Guidorizzi a pedir tempo, aos 8’20, quando encostou em seis pontos: 55 a 49.
Com oito pontos seguidos da argentina Meli Gretter, o Vera Cruz chegou a passar na frente em 67 a 66. No entanto, faltando 19.6 segundos, a experiência da pivô Simone Lima acertou dois lances livres e decidiu a favor do time do ABC.
“Felizmente treinamos muito para precisar chegar em um momento decisivo e acertar. Fui feliz em acertar os dois lances livres”, definiu a experiente Simone Lima.
O técnico Antônio Carlos Vendramini, do Vera Cruz, lamentou a derrota com a chance de empatar ou ganhar na última bola. “Infelizmente não perdemos o jogo na última bola e sim no segundo período que foi um desastre. A consequência de errar a última bola foi o desgaste físico e psicológico que tivemos para buscar o jogo”, analisou.
Jaqueline Silvestre e Izabela Andrade, ambas com 18 pontos , foram os destaques do time de Santo André. Para o Vera Cruz, Méli Gretter, com 18 pontos e Ariadna Felipe, com 16 pontos foram as principais pontuadoras.
PLAYOFF FINAL
Santo André/Apaba 1 x 1 Vera Cruz Campinas
Jogo 1 – Vera Cruz 67 x 57 Santo André. Em Campinas
Jogo 2 – Santo André 69 x 67 Vera Cruz, em Santo André
Jogo 3 – Dia 13/12, 19h30, em Santo André (TVFPB)