São Paulo vence Campo Mourão e está na final da Liga Ouro
São Paulo – Em sua primeira competição oficial desde que formou o time de basquete masculino profissional, o São Paulo está na final da Liga Ouro após vencer o Campo Mourão por 90 a 79 e definir o playoff semifinal em 3 a 2.
A vitória decisiva aconteceu no Ginásio Antonio Leme Nunes Galvão, que contou com ótima presença da torcida, fundamental para empurrar a equipe nos momentos mais difíceis. Os destaques ficaram com Jones (23 pontos, sete assistências e cinco rebores), Stocks (20 pontos e quatro assistências) e Drudi (12 pontos e 12 rebotes).
O presidente da Federação Paulista de Basketball, Enyo Correia, foi ao ginásio do Morumbi acompanhar a partida decisiva e foi recebido pelo presidente do São Paulo, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco.
“São Paulo na final da Liga Ouro. Mais um time representando o basquete paulista, além do Franca na final do NBB. São Paulo sempre demonstrando a força, responsabilidade com o esporte, desenvolvimento e crescimento. Essa ascensão só acontece graças ao comprometimento dos clubes, dirigentes e da qualidade esportiva que vem apresentando cada dia mais. Isso nos mostra que estamos no caminho certo”, destacou o presidente Enyo Correia.
Quem assistiu ao primeiro tempo certamente achou que o equilíbrio que marcou praticamente toda a série não seria visto no jogo decisivo. Implacável ofensivamente e agressivo na marcação, o Tricolor não deu chances ao adversário e construiu uma vantagem de 16 pontos (50 a 34) nos dois primeiros períodos, embalado especialmente por Jones, Stocks e Lucas Brito, que saiu do banco e incendiou a torcida com jogadas de infiltração em velocidade.
No terceiro quarto, porém, os paranaenses reencontraram seu melhor jogo e mostraram porque fizeram uma série tão difícil. Ao acertar a marcação e reduzir as possibilidades de infiltração do Tricolor (que usou muitas vezes esse tipo de jogada nos dois primeiros quartos), o time de Campo Mourão ainda contou com um aproveitamento de quase 70% dos arremessos de quadra para vencer a parcial por 30 a 19 e derrubar a vantagem para apenas cinco pontos.
A etapa derradeira foi marcada pela tensão das duas equipes, que acumulavam erros e sofriam para pontuar. A partir da metade final, no entanto, o São Paulo começou a conseguir fazer seu jogo fluir e conseguiu nove rebotes ofensivos (15 no total do período), o que acabou sendo fundamental para fazer pontos importantíssimos embaixo do garrafão e manter o Tricolor na frente.
Nos minutos finais, os donos da casa aproveitaram o embalo da torcida, que incendiou o ginásio, para voltar a aumentar a distância. Campo Mourão, que errou uma série de arremessos em sequência, passou a fazer faltas para forçar os lances livres e apostar no erro do rival. Mas o São Paulo não errou e, de ponto em ponto, construiu o placar final e chegou à decisão.
Os são-paulinos agora terão pouco tempo para comemorar, já que volta à quadra na próxima terça-feira para enfrentar a Unifacisa no primeiro duelo da grande decisão, novamente no Morumbi. Por ter tido melhor campanha na fase de classificação, o Tricolor tem a vantagem de fazer três dos cinco duelos em casa.