Vera Cruz e Catanduva abrem LBF no dia 8 de março. Paulistas são maioria na competição nacional


Crédito – Fabio Leoni

São Paulo – A Liga de Basquete Feminino divulgou a tabela com os jogos do primeiro turno da fase de classificação da competição. Ainda sem presença de público, por conta do combate à pandemia do COVID-19, a elite do basquete feminino estreia sua temporada em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com o duelo entre Vera Cruz Campinas, campeão de 2018, e AEC/ Tietê Agroindustrial/ BAX Catanduva, que retorna à competição após três anos. A partida, disputada no ginásio da AAPP Paineiras, em Campinas, está marcada para as 19h15  e terá trasmissão ao vivo pela TV Cultura.

A edição deste ano da LBF conta com oito equipes,  cinco deles paulistas. Além de Campinas e Catanduva, disputam o campeonato: Ituano Basquete, Santo André/APABA e Sesi Araraquara. Blumenau, Rio de Janeiro e Sampaio Basquete completam a lista de participantes. Os times se enfrentam em turno e returno na fase de classificação para definir as posições para os playoffs. As séries de quartas de final e semifinal serão disputadas em até três jogos cada, ao passo que a grande decisão será decidida em série melhor de cinco partidas.

“Depois de nove anos, Catanduva volta a ter uma partida televisionada em rede nacional. Isso é motivo de muito orgulho. Estrear na abertura da Liga, no Dia Internacional da Mulher e com transmissão pela TV vem coroar todo trabalho e esforço para retornarmos à elite do basquete feminino brasileiro”, conta a presidente do Bax Catanduva, Natália Burian.

A última participação da Cidade-Feitiço na LBF foi em 2018. Depois, foram dois anos fora da principal competição do país. Em 2019, a equipe conseguiu jogar pela falta da quadra com piso de madeira – uma das exigências da Liga. No ano seguinte, a pandemia adiou o sonho da volta.

“Embora a participação do público ainda não esteja liberada, vamos sentir as vibrações e apoio de nossa torcida. Será uma maneira de levar alegria em meio ao caos que ainda vivemos por conta da pandemia. Será um dia muito marcante; a estreia será emocionante”, diz.

A equipe catanduvense já iniciou a preparação física para o campeonato, nesta quarta-feira, dia 10 de fevereiro. Aliado a isso, a comissão técnica tem passado o estudo de jogadas táticas para as atletas.

“Estamos trabalhando firmes para conseguir ficar entre as cinco melhores equipes do Brasil”, encerra.