Santo André, Araraquara e Vera Cruz disputam as semifinais da LBF 2022


Crédito – Ellen Costa/SESI Araraquara

São Paulo – A força do basquete paulista está nas semifinais da LBF 2022 com a participação de três das quatro equipes: Santo André, SESI Araraquara e Vera Cruz Campinas. Pela primeira vez, desde 2018, as quatro primeiras equipes da fase de classificação confirmaram vantagem e avançaram para a fase que antecede a grande série final.

Assim como nas quartas de final, as semifinais terão séries de até três jogos, com os dois últimos realizados na casa da equipe melhor classificada na primeira fase.

Santo André e Sampaio Basquete abrem as semifinais neste sábado (9), a partir das 11h, no Ginásio Laís Elena, em Santo André, com transmissão ao vivo da TV Cultura.

No domingo (10), às 17h, é a vez de Vera Cruz Campinas e Sesi Araraquara se enfrentarem na Arena Concórdia, em Campinas, com transmissão ao vivo pelo canal da LBF no YouTube.

As semifinais seguem no próximo fim de semana. Na sexta (16),às 19h, Sampaio Basquete e Santo André duelam no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA), no jogo 2 da série, com transmissão ao vivo no YouTube. Se necessária, a terceira e decisiva partida está marcada para domingo (18), às 17h, também na capital maranhense e transmissão online.

Sesi Araraquara e Vera Cruz Campinas fazem o segundo jogo no sábado (16), às 11h, no Sesi Araraquara, com transmissão da TV Cultura. Se necessário, o jogo de desempate será na segunda (18), às  19h30, também na casa do líder da primeira fase, com transmissão ao vivo no YouTube.

Na primeira fase, o tricolor do maranhão levou a melhor nos dois jogos sobre o adversário das semifinais: 75 a 71 em março, em Santo André, e 81 a 55 em junho, em São Luís.

Já a semifinal paulista ficou empatada na primeira fase. Após a vitória araraquarense por 89 a 68, em março, o Vera Cruz deu o troco em maio, com o triunfo por 68 a 53 em Campinas, que acabou com a invencibilidade de dez jogos do Sesi.

Dos quatro, o Sesi Araraquara é o único que estreia nas semifinais – os outros três já conquistaram a LBF. Curiosamente, o líder da primeira fase é comandado pelo único treinador com experiência prévia nos Playoffs: João Camargo, vice-campeão da LBF 2021 por Blumenau. Os outros três técnicos – Rafael Souza, de Santo André; Rodrigo Galego, do Sampaio Basquete; e Sidney Coppini, do Vera Cruz, fazem sua temporada de estreia na liga.