Gil Justino está de volta ao Bax Catanduva


Crédito – Divulgação

Catanduva (SP) – Uma atleta que vem para fazer a diferença. Assim é definida a nova contratação do Bax Catanduva. A pivô Gilmara Justino, 41 anos, foi anunciada para a temporada 2023, nesta sexta-feira, 13 de janeiro.

Gil retorna ao clube catanduvense depois de defendê-lo em 2019, no Paulista Feminino. Ela também foi um dos destaques da equipe que colecionou títulos entre os anos de 2008 e 2012.

A atleta, que vestia as cores do Ituano Basquete na última temporada, busca seu terceiro título da Liga de Basquete Feminino (LBF) e é também octacampeã paulista, bicampeã da Liga Nacional, campeã sul-americana por clubes, bronze nos Jogos Pan-Americanos, campeã pré-olímpica, campeã sul-americana, vice-campeã sul-americana e bicampeã Mundial Militar.

“A Gil dispensa comentários. E é muito fácil falar dela. Chegou em Catanduva em 2008 e foi uma das queridinhas da torcida. Também foi MVP jogando aqui na cidade. Ela tem garra, determinação, força, ‘sangue no olho’. É uma jogadora que vem agregar nesse momento importante do clube, que busca subir muitos degraus neste ano. Vem também ajudar as atletas mais novas com sua experiência”, afirma a presidente do Bax Catanduva, Natália Burian.

Reforços e mais reforços

A semana foi bastante movimentada. Novidades que estão agitando os bastidores e deixando a torcida ansiosa para o início dos campeonatos.

Um dos nomes divulgados foi da ala Stéfane Silva, de 23 anos, é a atual vice-campeã Sub-23 pelo Pindamonhangaba. Segundo a presidente do Bax, já havia o desejo de contratá-la. Ela descreve Sté, como foi apelidada, como sendo uma jogadora versátil e que atua em uma posição que a equipe precisa.

“O que mais nos chama atenção é que ela tem uma defesa e uma envergadura muito boas. E ela vem se destacando no cenário do basquete feminino, teve um destaque bom no Campeonato Paulista ano passado e também teve destaque no Sub-23. Agora ela é nossa jogadora e tenho certeza que irá defender com unhas e dentes as cores do nosso projeto e principalmente a nossa cidade do feitiço”, afirma Natália.

Ela ainda conta que Stéfane pode fazer a posição dois, três e quatro, que seria de ala-pivô, ou seja, pode jogar tanto na lateral quanto na posição de pivô, que é um pouco mais rápido e mais baixo.

A outra contratação do Bax Catanduva para a temporada foi justamente uma ala-pivô. Adrielly Francisco, de 20 anos, vem do Cerrado, equipe do Distrito Federal. Também conta com passagem pela Seleção Brasileira Sub-19 e foi MVP, isto é, a jogadora mais valiosa do Campeonato Brasileiro Sub-23 no ano passado, sendo a cestinha da competição.

Quem também vem somar ao projeto é a ala Giovanna Carey, que defendia o Cerrado Basquete Sub-23 até então, e já possui títulos importantes na carreira.

A mais nova ala do Bax foi campeã da LBF em 2022 pelo Sampaio Basquete, do Maranhão. Anteriormente, integrou o elenco do Campinas, onde foi campeã paulista em 2020. Carey também já fez parte da equipe Western Nebraska Community College e da Peru State College (NAIA).

A presidente do Bax Catanduva, Natália Burian, revela que está tentando trazer Giovanna para a equipe há mais de um ano e diz estar muito feliz com a contratação, pois é uma jogadora que vem evoluindo muito no cenário do basquete feminino.

Por fim, um dos primeiros nomes divulgados foi a armadora cubana Ineidis Casanova, ex-jogadora do Pindamonhangaba, mas também já integrou os elencos do Sport, Ituano, Maranhão e Uninassau.

Segundo a presidente do Bax Catanduva, Natália Burian, a contratação de Casa já vinha sendo discutida há algum tempo entre ela, a diretoria e o técnico Cesamar Fernandes.

“Ela tem a cara do projeto. É uma jogadora que vem se destacando ao longo dos anos que está no Brasil e acho que, para o degrau que queremos subir neste ano, é uma excelente contratação e vai acrescentar muito na equipe”, declara Natália.

 

Renovações

Uma base forte e importante foi montada para a temporada deste ano. Nomes conhecidos foram destacados nas renovações, como a ala-armadora Thaissa, que já está há cinco anos atuando em Catanduva. Quem também segue no projeto é a pivô Juliana Souza, um dos nomes mais importantes no Paulista de 2022.

 

“A Juliana foi a nossa primeira renovação. Conversamos com ela bem antes de acabar o campeonato. É uma menina que tem talento e fico feliz que ela permaneceu e espero que continue por muitos anos dentro da nossa equipe”, diz Natália.

 

A ala-armadora Carol Ribeiro, que segue em fase de reabilitação após passar por uma cirurgia feita em outubro do ano passado, já renovou também, mas só deve voltar a atuar pelo time no segundo turno da Liga, mas é essencial para a equipe, visto que teve ótimos números na LBF 2022 e ajudou a equipe na conquista dos Jogos Regionais.

 

A ala Lauene, prata da casa, destaque nas escolinhas, também renovou com o Bax Catanduva.