Osasco e São Paulo abrem Campeonato Paulista nesta terça (1). Bandsports mostra ao vivo
São Paulo – Vai começar o torneio mais esperado do calendário paulista: o Campeonato Paulista da Divisão Especial Masculina. Basket Osasco e São Paulo abrem a edição deste ano, nesta terça-feira (01/08), às 21h, Ginásio Geodésico, em Osasco, com transmissão ao vivo pelo Bandsports.
Clique aqui e confira a tabela completa
O time de Osasco se prepara para sua nona temporada consecutiva do na elite do basquete paulista. Para essa temporada foram contratados cinco reforços, além da permanência de atletas que se destacaram no último Brasileirão, competição em que o Basket Osasco foi superado apenas nos playoffs pelo campeão Cruzeiro.
O armador Dalaqua, os alas-armadores Bruno e Robinho, o ala-pivô Nathan e o pivô Tom permaneceram na equipe. Foram contratados o armador Robson e o ala-pivô Augusto, que se destacaram pelo Cerrado Basquete no último NBB; o ala Victor Egon, 27 anos, que fez ótimo NBB pelo Pato Basquete e jogou o Paulista 2022 pela Coruja; o ala-pivô Gabriel, formado na base do Paulistano e que estava no Webber International College-EUA; e o ala-armador Alexei, que estava no Minas, e vestirá pela terceira vez a camisa do Basket Osasco.
“O nosso primeiro objetivo é representar bem a cidade, representar bem o Basket Osasco, e seguir dentro daquela expectativa que nós montamos até mesmo para o Brasileiro, em que as pessoas que assistirem aos nossos jogos tenham um bom espetáculo, um bom jogo de basquete, um jogo divertido, e saiam dali satisfeitas. Este, sem dúvida, segue sendo um dos objetivos, além de competir bem, apresentar um bom basquete, uma equipe que represente bem o nosso trabalho, seja aguerrida, e lute até os últimos segundos das partidas pelas vitórias”, destacou o técnico Adriano Geraldes.
O ala-armador Alexei, que vem de ótima temporada pelo Minas, sendo terceiro colocado na Basketball Champions League Américas (BCLA) e semifinalista do NBB, e inicia sua terceira passagem pelo Basket Osasco, afirma: “Estamos nos preparando bem para um campeonato de altíssimo nível como este Paulista com as principais equipes do Brasil, e esperamos fazer uma grande competição”.
Atual vice-campeão paulista, o São Paulo estreia na competição com dois novos reforços: o armador Fischer e o ala Coleman. Permaneceram no clube: Ansaloni, Bennett, Coelho, Igor, Thiago Ramos, Siewert, Betinho, Miller e Tyrone.
O técnico Bruno Mortari ressalta que o grupo ainda não está completo: “Tivemos uma semana intensa de treinos e estamos preparados para a estreia. O time não estará completo ainda, mas preparado para fazer uma boa estreia e um excelente Campeonato Paulista, onde nosso objetivo primeiro é chegar na final e, depois, sendo o São Paulo o time grande que é, ir em busca de títulos, que é nosso objetivo maior durante toda a temporada”.
O Campeonato Paulista 2013 contará com a participação de dez equipes: Basket Osasco, Pinheiros, Paulistano/CORPe, Mogi Basquete, COOP São José Basketball, São Paulo, Sesi Franca Basquete (atual campeão), Bauru Basket, Corinthians e AZ Araraquara.
Pelo sistema de disputa, os times jogam entre si na fase inicial em turno único. Os classificados de primeiro ao quinto lugar se enfrentam com o mando invertido da etapa inicial, classificando novamente do primeiro ao quinto.
Já os demais times, posicionados de sexto ao décimo lugar, também se enfrentam com o mando invertido. Os três melhores se juntam aos cinco qualificados do outro grupo para a disputa do playoff das quartas de final. Depois, os quatro classificados das quartas de final jogam o Final Four, que definirá o campeão.