Em duelo equilibrado, Bauru bate Osasco e vence a 2a no Paulista


Crédito – Bruno Ulivieri/Basket Osasco

Osasco (SP) – Foi com sufoco, mas o Bauru Basket conseguiu sua segunda vitória no Campeonato Paulista da Divisão Especial Masculina. Na noite desta terça-feira (8), o Dragão venceu o Basket Osasco pelo placar de 75 a 72, em jogo válido pela 3ª rodada do torneio estadual. O duelo ocorreu no ginásio Geodésico, casa do time adversário.

“Foi um jogo dificílimo! Não só por ser contra uma equipe que joga muito bem fisicamente, mas porque fizemos três jogos nos últimos cinco dias, sendo dois deles fora de casa”, analisou Guerrinha, técnico bauruense. “A gente sabia que iria sentir. Mas, fizemos um bom revezamento, buscamos o jogo, fomos competitivos e soubemos fechar a partida. Isso é importante nesse começo de temporada”, completou o comandante.

O resultado positivo faz com que o Dragão chegue a uma campanha de duas vitórias em três jogos no Campeonato Paulista – números que o colocam na liderança provisória do torneio. Porém, o time bauruense pode ser ultrapassado por outras equipes ainda nesta rodada.

O jogo

Os lances iniciais da partida foram marcados por escolhas ruins de ambos os ataques. Conforme os treinadores foram rodando as peças de seus elencos, o confronto foi se tornando mais movimentado. Mas, se o aproveitamento dos arremessos melhorou, o equilíbrio permaneceu. Sendo assim, as equipes fecharam a primeira parcial empatadas: 17 x 17.

E as mãos continuaram quentes nos primeiros minutos do segundo quarto, com o arremate de bolas de três dos dois lados da quadra. Porém, gradualmente, as defesas foram se ajustando. A partir daí, tanto Osasco como Bauru passaram a investir nas jogadas dentro do garrafão – sempre com os donos da casa em ligeira vantagem. Pelo Dragão, destaque para os seis pontos do pivô Felipe Cardoso. O problema é que a boa atuação do camisa 22 não foi suficiente, pois Tom, da equipe adversária, liderou seu time na dianteira da partida e fez com que os donos da casa fossem para o intervalo com três pontos de frente: 37 x 34.

Contudo, no retorno do vestiário, o cenário se alterou: Bauru foi quem emendou uma boa sequência e passou a liderar a partida. A margem, até então apertada, foi ampliada pelas boas jogadas de Gemadinha e Anderson Rodrigues (autores de 8 e 13 pontos na parcial, respectivamente). Dessa forma, Bauru fechou o quarto com 27 x 16 e foi para os 10 minutos finais vencendo por 61 x 53.

Já no último quarto, a partida ficou tensa: muita disputa, mas pouco ponto. Foram precisos mais de 3 minutos para a redinha voltar balançar. Jogando contra o relógio, Osasco precisava aumentar seu volume de jogo. O time foi pro tudo ou nada nas bolas de fora. E com um bom aproveitamento e superioridade nos rebotes, os donos da casa encostaram no placar. Mas, a experiência do elenco bauruense falou mais alto. O Dragão segurou a onda, se defendeu nas últimas bolas e sacramentou o triunfo pelo placar de 75 x 72.

Destaques

O cestinha da partida foi o pivô Anderson Rodrigues. O camisa 16 da equipe bauruense fechou a noite com 19 pontos anotados, além de três rebotes e um roubo de bola. Destaque também para as atuações dos alas Gemadinha (15 pontos, três rebotes e quatro assistências) e Pedro Mendonça (9 pontos, quatro rebotes e três assistências). Pelo lado de Osasco, os principais pontuadores foram Tom, com 15, e Delaqua e Felipe, ambos com 12.

Sequência

Depois de duas partidas seguidas fora de casa, Bauru agora terá seis dias de preparação antes de voltar à quadra diante de sua torcida. O próximo confronto da equipe acontece na segunda-feira, dia 14, no ginásio Panela de Pressão. A partida ocorre às 19h30, diante do time do Pinheiros.