Sesi Araraquara busca o bicampeonato na LBF


Crédito – Sérgio Paulino

São Paulo – Finalistas em 2023, Sesi Araraquara e Sampaio Basquete  voltarão a se encontrar na decisão da LBF 2024. Ambos se classificaram nesta quarta-feira (3), com os triunfos sobre Unimed Campinas e Ituano, respectivamente, que fecharam as séries semifinais em 2 a 1.

Dono da melhor campanha da primeira fase (19 vitórias em 20 jogos), o Sampaio Basquete jogará em casa nos dois primeiros duelos decisivos da série melhor de cinco partidas – o campeão será aquele que vencer três vezes. O jogo 1 será na quarta-feira (10), com a bola subindo a partir das 21h, em São Luís (MA) – com local a ser definido -, entrada mediante doação de 1 (um) kg de alimento não perecível e as transmissões ao vivo da TV Brasil, Sportv, UOL e imirante.com. O jogo 2 acontecerá na sexta-feira (12), às 21 horas, também na capital do Maranhão.

A série viaja a São Paulo para o jogo 3 na quarta (17), 21h, no Ginásio Gigantão, em Araraquara, com entrada gratuita mediante reserva no site do Sesi e as transmissões ao vivo da TV Brasil, Sportv e UOL.

Caso necessários, o jogo 4 também será no interior paulista, na sexta-feira (19), às 21h, enquanto o derradeiro jogo 5 está marcado para terça-feira (23), às 21h, em São Luís, com mando de quadra do Sampaio Basquete – diferentemente da temporada passada, quando o Sesi Araraquara teve melhor campanha, o Tubarão terá em 2024 a vantagem de disputar três jogos da decisão em seus domínios.

O Sampaio Basquete chega às Finais da LBF  pela 6ª vez em 8 anos, na busca do tetracampeonato que repetiria os feitos das temporadas 2015/2016, 2019 e 2022. Após o título simbólico da primeira fase com a melhor campanha de sua história (de impressionantes 95% de aproveitamento), o time treinado por Bruno Guidorizzi – que busca seu bi – passou pela Sodiê Mesquita nas quartas de final (2 a 0 na série) e pelo Unimed Campinas nas semifinais (2 a 1).

O Sesi Araraquara está na segunda decisão consecutiva e joga pelo bicampeonato. Após o terceiro lugar na fase de classificação (14 vitórias e 6 derrotas), o clube despachou o Unisociesc Blumenau nas quartas de final (2 a 0 na série) e eliminou o Ituano nas semifinais (2 a 1).

Em 2023, o clube paulista, treinado por João Camargo, conquistou o título inédito da LBF ao derrotar o maranhense no quinto jogo, por 74 a 62, com Aline sagrando-se a MVP das Finais – ela também seria a MVP daquela temporada.

No histórico do confronto entre os finalistas, o Sesi Araraquara leva vantagem: são 9 triunfos contra 6 do Sampaio. Em 2024, no entanto, o tubarão levou a melhor nos dois jogos da fase de classificação: 68 a 59, em março, no Maranhão, e 79 a 75 em maio, em São Paulo. Os clubes também se enfrentaram neste ano na decisão inédita da Copa LBF, ainda em maio, que terminou com título sesiano.

Fonte – LBF