Adriano Geraldes: “Foco do Basket Osasco é melhoria gradativa, mas constante”


O Basket Osasco inicia nesta quinta-feira (05/09), às 19h30, a briga por uma vaga nos playoffs do Campeonato Paulista – Divisão Especial A-1 Masculina. Superar o Bauru Basket no ginásio Panela de Pressão, em Bauru, será um resultado importantíssimo na disputa por uma das três das cinco vagas na Chave B da etapa de Realinhamento.

Em sua décima participação na elite do Paulista, a equipe de Osasco chegou ao campeonato credenciada por ter conquistado o título de campeão brasileiro no mês de julho. Para a disputa do Estadual, a diretoria manteve a comissão técnica vencedora, renovou com os principais jogadores do elenco e trouxe reforços, entre eles o experiente armador Arthur Pecos. Este quadro permitiu ao técnico Adriano Geraldes não “sair do zero” em termos de preparação, além de, segundo o treinador, facilitar um pouco o trabalho do dia a dia.

Adriano orienta jogadores do Basket Osasco em partida do Campeonato Paulista. FOTO: BRUNO ULIVIERI

Após o treino para o jogo contra o Bauru, Adriano respondeu perguntas do site oficial da Federação Paulista de Basquete. O treinador tem os pés no chão, reconhece a realidade de Osasco na comparação com outras equipes com maior orçamento, mas acredita no crescimento passo a passo do projeto do clube: “o principal foco de Osasco será uma melhora gradativa, mas constante”

Confira os demais trechos da entrevista:

1) O quanto a manutenção da comissão técnica e dos principais jogadores após a conquista do Campeonato Brasileiro tem ajudado o Osasco na disputa do Campeonato Paulista?

ADRIANO GERALDES: Tivemos uma preparação muito curta, com pouco mais de 20 dias para nos preparar para a disputa do Paulista. Mas o fato de termos mantido boa parte do grupo facilitou um pouco. Você já tem algumas informações que podem ajudar no dia a dia, como saber como se comporta determinado jogador com a cobrança, com o fracasso, com o sucesso…Essas coisas auxiliam realmente.

Qual a importância da chegada de um jogador experiente como o Arthur Pecos?

ADRIANO GERALDES: O Arthur foi campeão pelo Paulistano, Flamengo e teve passagens por vários clubes de nível do NBB. Então é indiscutível como ele auxilia, tanto no comando da equipe dentro de quadra, como no vestiário. Ele é um cara com várias qualidades.

O título de campeão brasileiro credencia o Osasco a brigar pelo troféu do Campeonato Paulista? É algo com o qual a torcida pode sonhar ou é prematuro falar sobre isso ainda?

ADRIANO GERALDES: A torcida vai ter que esperar um pouquinho e ter muita paciência. Precisamos entender contra quem a gente compete neste momento. A diferença de investimento entre as equipes em determinadas competições é totalmente distinta. Então é preciso ter um pouco de paciência neste sentido. É óbvio que a gente formou uma equipe que nos dá uma expectativa boa. Entramos no segundo turno com alguma vantagem sobre alguns adversários. Mas o primeiro passo agora é a classificação para os playoffs.

O Osasco Basket entra agora nessa fase decisiva do Paulista e vai brigar por vaga nos playoffs. Qual a sua avaliação sobre o desempenho no primeiro turno? Quais as dificuldades que seu time enfrentou e o que esperar da equipe na fase de Realinhamento?

ADRIANO GERALDES: Saímos do primeiro turno com uma vantagem interessante. Terminamos a etapa com uma vitória a mais de que o Mogi e agora, com jogos dentro da chave, o único com quem temos desvantagem no confronto direto é a LSB/Sorocaba.

Este ano o Osasco Basket completa 10 anos na elite do Campeonato Paulista. Fale um pouco sobre o projeto de basquete do Osasco. O que vislumbrar para o futuro?

ADRIANO GERALDES: Nós conversamos bastante internamente e sempre falamos em melhorar 1%. Melhorar 1% a cada treino, melhorar 1% cada semana, melhorar 1% a cada temporada e assim vai. O principal foco para Osasco agora seria essa melhora gradativa, mas constante, para poder se manter nessa elite, o que para nós não é fácil. Precisamos saber contra quem a gente compete.