São José e Paulistano se juntam ao São Paulo nas semifinais. Franca e Osasco decidem última vaga


Agora são três as equipes classificadas para as semifinais da Divisão Especial A-1 Masculina do Campeonato Paulista de Basquete. Depois da conquista da vaga pelo São Paulo na noite desta segunda-feira (23/09), após fechar a série das quartas de final contra o Bauru Basket por 2 a 0, nesta terça-feira (24/09) Paulistano CORPe e Farma Conde São José Basketball avançaram na competição, também fechando suas séries em 2 a 0 contra Corinthians e Pinheiros, respectivamente. O Paulistano, atual campeão, derrotou o Timão por 72 a 66 no ginásio Wlamir Marques, enquanto o São José superou a equipe pinheirense por 82 a 70, no Henrique Villaboim.

A quarta e última vaga nas semifinais poderá ser decidida nesta quarta-feira (25/09), quando Sesi Franca e Basket Osasco se enfrentam a partir das 20h no ginásio Pedrocão. Uma vitória garante Franca na próxima fase para enfrentar o Paulistano. Na outra chave, São Paulo e São José vão duelar para tentar uma vaga na grande final do Paulista. A partida entre Sesi Franca e Osasco terá transmissão ao vivo pela FPB TV Oficial no Youtube.

Pinheiros 70 x 82 Farma Conde São José Basketball

Fotos da partida entre Pinheiros e São José. Créditos: Gabriella Garbim/ECP.

O Pinheiros recebeu o São José Farma Conde no Ginásio Henrique Vilaboim com a obrigação de vencer para forçar uma terceira partida na série. O time do técnico Vitor Galvani partiu para o tudo ou nada, mas não resistiu ao jogo mais consistente do adversário.

Logo no início, o São José mostrou sua força, abrindo vantagem de 9 pontos ao final do primeiro quarto. Com defesa sólida e um ataque eficiente, a equipe do interior impôs seu ritmo. O que se viu no segundo quarto, no entanto, foi a reação do Pinheiros que virou o jogo e ficou dois pontos à frente no placar antes do intervalo: 37 a 35.

No vestiário, o técnico Regis Marrelli parece ter conversado com seus jogadores, feito os ajustes necessários para assegurar a recuperação do São José, que retomou a liderança da partida no terceiro quarto travando um duelo ponto a ponto com o adversário. No último quarto, a disputa se intensificou, mas o São José, com uma defesa sólida e bom aproveitamento no ataque, consolidou a vitória que teve o ala argentino Franco Vieta como um dos principais responsáveis. Foram dele 29 dos 82 pontos do São José na partida. Pelo Pinheiros, Reynan Santos se destacou anotando 21 pontos.

Corinthians 66 x 72 Paulistano

Fotos da partida entre Corinthians e Paulistano. Créditos: Beto Miller

Corinthians recebeu o Paulistano no Wlamir Marques também com a obrigação de vencer para evitar a eliminação no Paulista. Para a tristeza de sua imensa torcida, não conseguiu. Em uma mais uma partida bastante equilibrada entre as duas equipes prevaleceu o jogo mais eficiente do Paulistano que soube aproveitar melhor as oportunidades no ataque.

O primeiro quarto foi marcado por muita disputa, terminando empatado em 14 a 14, com ambas as equipes mostrando forte defesa e trocando pontos de maneira consistente. No segundo quarto, o Corinthians conseguiu desempatar o jogo nos segundo finais, graças a uma cesta de três pontos do armador Tico Faria que deixou o placar em 37 a 34 para o Timão.

O Corinthians conseguiu manter a liderança no terceiro quarto, terminando a parcial em 54 a 50. No entanto, o Paulistano não se deixou abater e continuou pressionando, mostrando sua força, determinação e frieza na hora da concluir as jogadas, aproveitando erros seguidos do seu tradicional adversário para vencer o jogo.

Três atletas se destacaram na partida como maiores pontuadores: Cauê Borges, do Corinthians, Santiago Ferreyra e Bruno, pelo Paulistano, todos com 19 pontos.