Definidas as quartas de final do Paulista Feminino. A.D Santo André fecha classificação em primeiro


Crédito: Juca Ferreira

Estão definidos os confrontos das quartas de final da Divisão Especial Feminina do Campeonato Paulista de Basquete. Na noite desta quarta-feira (30/10),  a A.D Santo André derrotou o Ituano por 74 a 70 no Ginásio Municipal Dr. Prudente de Moraes, em Itu, e assegurou o primeiro lugar geral na competição, deixando o adversário na segunda posição. Desta forma, os duelos da primeira fase dos playoffs serão os seguintes:  A.D Santo André (1º) x Bax Catanduva (8º); Ituano (2º) x Pontz São José Basketball (7º); Unimed Campinas (3º) x Ourinhos/AOBE (6º) e Sesi Araraquara (4º) x Corinthians (5º).

A tabela com datas e horários dos jogos será divulgada nesta quinta-feira (31/10) pela Federação Paulista de Basketball após reunião com as equipes classificadas. Nas quartas de final os confrontos serão definidos em séries melhor de três jogos, com a primeira sendo disputada no ginásio da equipe com pior posição na tabela e a segunda e a terceira (se necessária) na casa do time com melhor classificação.

Um jogo de tirar o fôlego em Itu

Crédito: Juca Ferreira

A partida que colocou frente a frente as duas melhores equipes do Campeonato Paulista, como esperado, foi muito disputada. Colocando em prática seu forte jogo de transição, o Ituano começou melhor e aos poucos conseguiu abrir vantagem no placar. Fechou o primeiro quarto em 15 a 11,  superou o adversário na segunda etapa por 21 a 13 e foi para o intervalo vencendo o jogo por 36 a 24.

O técnico Choco aproveitou bem o tempo com suas jogadoras no vestiário e a A.D Santo André voltou para quadra mais ligada, com marcação ajustada e utilizando bem a mesma arma do adversário: a transição rápida. Liderada por boas atuações da armadora Lays Silva e da ala-armadora Tassia Carcavalli, a equipe do ABCD paulista virou o jogo e fechou o terceiro quarto de forma contundente, vencendo a parcial por 25 a 9.

No quarto quarto, as duas equipes travaram um duelo interessante. Santo André começou melhor, mas o Ituano, após ajustes promovidos pelo técnico Antônio Carlos Barbosa, conseguiu retomar a liderança do jogo. A A.D Santo André não se deu por vencida e empatou o jogo em 59 a 59 faltando 1 minuto e 36 segundos para o fim. A partida então virou um verdadeiro “toma lá, dá cá”, com a torcida no Ginásio Municipal Dr. Prudente de Moraes empurrando o Ituano e o adversário se segurando e lutando pela vitória. Faltando cinco segundos para o final da etapa, dois bloqueios e rebotes de Gabi Guimarães foram determinantes para que o jogo terminasse empatado no tempo normal: 63 a 63.

Crédito: Juca Ferreira

Na prorrogação, os torcedores das duas equipes só viram a definição da partida acontecer nos segundos finais. Faltando 27 segundos para o estouro do cronômetro e com Santo André liderando por 71 a 70, o Ituano optou pela estratégia de cometer faltas e torcer por erros do adversário que lhe dessem a chance de um ataque salvador. Não deu certo. Santo André foi competente e fechou a partida em 74 a 70.

A partida em Itu teve grandes atuações de atletas dos dois lados. Pelo time vencedor, Tássia Carcavalli foi a cestinha do jogo com 22 pontos e Lays Silva e Sassá Gonçalves, que terminaram o confronto com duplos-duplos:  13 pontos e 11 rebotes e 13 pontos e 14 rebotes, respectivamente. Pelo Ituano os destaques foram três atletas também com duplos-duplos: Gabi Guimarães (19 pontos e 11 rebotes), Joice (10 pontos e 10 assistências) e Leila (15 pontos e 10 rebotes).