Unimed Campinas vence A.D Santo André e sai na frente nas finais da Divisão Especial Feminina


A primeira partida das finais da Divisão Especial Feminina do Campeonato Paulista 2024 foi digna do encontro entre duas grandes equipes. Brigado e nervoso, o jogo 1 da série melhor de três teve vitória do Unimed Campinas sobre a A.D Santo André por 74 a 68, na noite desta sexta-feira (29/11) no Ginásio do Tênis Clube Campinas. Com o resultado, Campinas joga por mais uma vitória na próxima segunda-feira (02/12), no Ginásio Municipal Parque Celso Daniel, em Santo André, para ser a campeã estadual no ano do centenário da FPB.  Em caso de vitória de Santo André, a decisão do título ficará para o jogo 3, marcado para a quarta-feira (04/12), também no Celso Daniel.

Giuliano Abrahão/Unimed Campinas Basquete

Pela qualidade das duas equipes, esperava-se um maior equilíbrio no primeiro quarto do jogo em Campinas. Porém, o que se viu foi uma atuação muito contundente do Unimed Campinas. Desconcentradas, as meninas de Santo André foram ineficientes no ataque, errando muitos arremessos, enquanto na defesa não conseguiam parar a rápida movimentação das adversárias, o que resultou em um ótimo aproveitamento das donas da casa. Ao final do período, o placar marcava surpreendentes 27 a 9 para Campinas.

Irritado, o técnico Choco conversou com suas jogadoras e no segundo quarto as atletas de Santo André voltaram à quadra com outro espírito, sendo principalmente mais agressivas na marcação. A vantagem do Unimed Campinas caiu, mas se manteve segura e o segundo quarto terminou com o placar em 41 a 28.

Giuliano Abrahão/Unimed Campinas Basquete

No terceiro quarto, Santo André manteve a pressão na tentativa de “subir a montanha” e conseguiu uma boa recuperação, que poderia ser até maior não fossem erros importantes nos arremessos e a força de Campinas nos rebotes . O último quarto então começou com uma diferença de oito pontos entre as duas equipes. A tensão tomou conta do ginásio e a torcida de Campinas viu Santo André encostar no placar. Faltando cinco minutos para o final do jogo a vantagem das donas da casa caiu para apenas seis pontos.  O que se viu a partir daí foi uma sequência de “troca de golpes” entre as duas equipes em busca da vitória, mas Campinas soube administrar o resultado e venceu por 74 a 68.

A cestinha do jogo foi a ala-armadora Tássia Carcavalli, de Santo André, com 17 pontos, além de 4 rebotes e 2 assistências. Por Campinas merecem destaque três atletas com boas pontuações e 11 rebotes cada: a ala-pivô Licimara Bispo (15 pontos), a armadora Babi Honório (14 pontos) e a ala Luana Batista (15 pontos).

Crédito: Federação Paulista de Basketball

O ótimo desempenho no primeiro quarto e a forma como segurou a reação do adversário ao longo da partida são fatores animadores para que Campinas tente fechar o campeonato na próxima partida. Por outro lado, a recuperação de Santo André mostrou que a equipe com a melhor campanha da temporada se mantém forte na disputa.