Federação realiza congressos técnicos da Copa São Paulo e competições de base masculinas em 2025


Esta semana, a Federação Paulista de Basketball realizou Congressos Técnicos para definição dos formatos de disputa dos campeonatos estaduais das categorias de base masculinas – Sub-12, Sub-13, Sub-14, Sub-15, Sub-16, Sub-18 e Sub-20 – e também da Copa São Paulo, nas modalidades adulto masculina e feminina.

De acordo com o calendário de 2025, as competições de base masculinas e a Copa São Paulo começam no início do mês de março. O regulamento geral dos torneios serão divulgados pela FPB na próxima semana, quando também serão realizados os congressos técnicos das competições de base femininas.

Confira aqui o calendário completo de competições e eventos da Federação em 2025

Os congressos técnicos são muito importantes para o fortalecimento do basquete em São Paulo. São reuniões democráticas, em que todos os clubes podem dar suas opiniões antes de chegarem a um consenso sobre o melhor formato possível para a realização de cada competição.

Sub-12 e Sub-13 Masculino
As competições terão 20 equipes em cada categoria, com os times jogando em turno único completo, seguido de uma segunda fase dividida em dois grupos – os 8 primeiros da fase inicial compondo o Grupo A e os 12 últimos formando o Grupo B. Nesta etapa, os times se enfrentam dentro da cada chave. No Grupo A, as equipe jogam em sistema de playoffs (séries de 3 partidas) e os vencedores vão disputar o título da Série Ouro, também em séries de 3 jogos. Os perdedores do Grupo A fazem as finais da Série Prata em um quadrangular. Já os quatro primeiro colocados do Grupo B farão o quadrangular da Série Bronze.

Sub-14 Masculino
Nesta categoria há 22 equipes inscritas que irão jogar uma primeira fase em turno único completo. A segunda etapa terá as equipes divididas em quatro grupos, com confrontos dentro de cada chave. Os três primeiros de cada grupo avançam.

O primeiro e segundo colocados de cada chave farão uma fase de playoffs, sendo que os vencedores destes duelos farão as finais da Série Ouro, enquanto os perdedores farão o quadrangular final da Série Prata. Já os terceiros colocados de cada grupo da segunda fase farão o quadrangular final da Série Bronze.

Sub-15 Masculino
Nesta categoria há 25 equipes inscritas e o sistema de disputa é o mesmo da categoria Sub-14.

Sub-16 Masculino
No total, 20 equipes brigarão pelo Estadual desta categoria. Elas jogarão o primeiro turno no formato todos contra todos e depois, numa segunda fase, serão divididos em dois grupos. Os 8 primeiros colocados ficam no Grupo A, enquanto os outros 12 times formarão o Grupo B.  Após o returno, os 8 melhores colocados fazem um playoff melhor de 3 partidas e os vencedores formarão as finais da Série Ouro, enquanto os perdedores farão as finais da Série Prata. As finais da Série Bronze será composta pelos 4 primeiros colocados advindos do Grupo B.

Sub-18 Masculino
Nesta categoria estão inscritas 25 equipes que disputam a primeira fase em turno único todos contra todos. Na sequencia, os times serão divididos em três grupos: duas chaves com 8 times cada e uma terceira chave com 9 equipes. As oito equipes do primeiro grupo e as duas melhores equipes de cada uma das demais chaves formarão uma etapa de playoffs com 12 times no total.

Deste 12, os quatro melhores colocados avançam na competição e aguardam mais quatro equipes que sairão de playoffs disputados entre as equipes que ficaram entre a 5a e a 12a colocação na segunda etapa do torneio. Em seguida, serão disputadas as quartas de finais, semifinais e finais da categoria.

Sub-20 Masculino
O Campeonato Estadual Sub-20 terá 10 equipes nesta temporada. Serão disputados turno e returno e ao final das duas fases 8 equipes passam para quartas de final, que serão disputadas em playoffs com séries de até 3 jogos.

Copa São Paulo Masculina e Feminina
Seis equipes masculinas e seis times femininos disputarão a Copa São Paulo. Os times se enfrentam dentro de um único grupo em turno e returno. Ao final das duas etapas, os dois primeiros colocados estarão automaticamente classificados para as semifinais, aguardando os vencedores dos playoffs compostos pelo terceiro, quarto, quinto e sexto colocados ao término da fase classificatória.