Interação, aprendizado, descontração e emoção marcam Clínica Internacional de Técnicos 2025
em Imprensa FPB
Para quem tem a responsabilidade de formar jovens atletas para que se tornem vitoriosos nas quadras e na vida, toda oportunidade para capacitação e troca de conhecimentos é bem- vinda. Da mesma forma, aprender com quem sabe como superar os desafios no competitivo mundo do esporte é uma chance de ouro. Para os 230 treinadores que participaram da Clínica Internacional de Técnicos neste final de semana, o sábado e o domingo (22 e 23/02) trouxeram aprendizado e reforçaram os laços de amizade que unem os apaixonados pelo basquetebol no estado de São Paulo.

Clínica Internacional de Técnicos foi momento para aprendizado e congraçamento da comunidade do basquete – Crédito: Federados
Organizada pela Federação Paulista de Basketball há mais de dez anos, a Clínica Internacional de Técnicos é um evento aguardado pela comunidade de treinadores. Em 2025, o palco escolhido para os dois dias de palestras e vivências foi o Ginásio Teatrão, em São José dos Campos, cedido pela prefeitura municipal. E não foram só os técnicos que saíram do evento com mais bagagem: os atletas das categorias de base do São José Basketball tiveram o privilégio de treinar sob a orientação de profissionais talentosos e reconhecidos no mundo todo.

Atletas da base do São José Basketball tiveram o privilégio de serem treinados por treinadores renomados como o espanhol Fito Gonzalez, o argentino Raúl Baccalá e o brasileiro Bruno Guidorizzi, técnico da equipe feminina adulta do Corinthians Crédito: Federados
Convidados internacionais da edição deste ano, o argentino Raúl Baccalá e o espanhol Adolfo Fito Gonzalez deram ao todo cinco seções de ensinamentos e contaram nas dinâmicas de jogo com a ajuda dos meninos de São José. Os outros dois profissionais que utilizaram os jovens em suas práticas foram o ex-atleta e educador físico Alexandre Caiçara, que deu aula sobre Crescimento Cognitivo, e o técnico da equipe adulta feminina do Sport Club Corinthians Paulista, Bruno Guidorizzi.

Lula Ferreira emocionou a todos com sua palestra. Crédito: Federados
Tão relevantes quanto os ensinamentos práticos foram as palestras com nomes extremamente respeitados no universo esportivo brasileiro. Abrindo a programação de domingo, o árbitro Renatinho passou aos treinadores orientações valiosas sobre as novas regras da FIBA. E com toda a autoridade de quem tem 60 anos de estrada no basquetebol, Lula Ferreira emocionou a todos e foi aplaudido de pé ao destacar em sua apresentação o quanto um bom treinador pode transformar a vida de um atleta.
“Tudo o que aprendi e sei a respeito de basquete eu devo às iniciativas e aos campeonatos da Federação Paulista de Basketball. Para mim era quase uma obrigação vir até São José dos Campos para dividir o que consegui absorver de conhecimentos todos esses anos”, disse Lula, que teve passagem vitoriosa no comando da seleção brasileira masculina e que foi um dos responsáveis por um ciclo brilhante do Sesi Franca Basquete nos últimos anos.
O ex-treinador destacou a importância de eventos como Clínica Internacional de Técnicos para a capacitação de profissionais, em especial aqueles que comando categorias de base em seus clubes.
“Aqui estão as pessoas mais importantes do basquete: os técnicos formadores. Sem eles não existe o alto rendimento. A base é tudo. Os técnicos da base não têm holofote, mas o trabalho mais importante é o deles para depois chegarmos aos ótimos técnicos brasileiros militando no alto rendimento. Participar da Clínica foi um orgulho muito grande e quero agradecer a todos que estiveram aqui comigo, afirmou.”

As pranchetas da Kief estavam entre os brindes distribuídos e disputados na Clínica Internacional. Crédito: Federados
Em clima de descontração, os participantes da Clínica Internacional interagiram nos Coffee Breaks e participaram de sorteios de brindes. Diversos sortudos ganharam prêmios de patrocinadores e apoiadores da Federação Paulista de Basketball como bolas exclusivas da Penalty feitas especialmente em comemoração ao centenário da Federação; baby-bolas; kits especiais da doTerra; pranchetas da Kief; camisetas da nova marca X-1; bolsas, garrafinhas e bonés da New Sports; rodízios na pizzaria Bom Peregrino e descontos na inscrição para o Camp 2026 nos Estados Unidos através da New Sports Network.
Para Ana Diniz, técnica do São José Basketball feminino nas categorias sub-18 e sub-16 e coordenadora do basquete feminino, a clínica foi uma oportunidade única de aprendizado e troca de experiências.
“A clínica é muito importante para o nosso crescimento. Não só através dos palestrantes, que foram extremamente ricos em conteúdo, mas também pela troca com outros técnicos. É um momento em que podemos ver como estão as equipes, como as pessoas estão trabalhando, então é um momento muito rico que a Federação proporciona para a gente”, destacou.
Confirma mais depoimentos sobre o evento
Maíra Pereira, técnica da equipe Sub-13 feminina do Centro Olímpico:
“Gostei muito da Clínica este ano. A programação ficou bem dividida, com aspectos defensivos e de ataque sendo abordados nos dois dias. Foi uma ótima experiência”
Henrique Cerimelli, técnico da base do Luso Basquete e da equipe Sub-18 Instabasket
“O evento foi sensacional. A organização, as atividades com os técnicos chamados pela Federação…A interação com os treinadores me ajudou muito. Além da parte prática em si, também foi muito importante poder rever os técnicos que estavam em São José dos Campos. A Clínica só somou para a minha carreira de treinador e eu espero estar presente na próxima”.
Everton Moraes, técnico do Sub-15 e assistente técnico do profissional do Bauru Basket
“Foi muito produtivo. Por mais que você já tinha vivido alguma situação parecida em treinamentos ou jogos, os detalhes que explicados pelos convidados da Clínica são diferentes na abordagem. Cada um tem uma filosofia de trabalho, mas um detalhe que você pega desses técnicos que estiveram aqui em São José fazem total diferença. Isso falando do Baccalá, do Fito e do Bruno Guidorizzi. Já a palestra do Alexandre Caiçara, sobre Crescimento Cognitivo, teve exercícios bem didáticos que você consegue implementar desde a escolinha. Parecem coisas fáceis mas na verdade são bem complexas. Foi muito produtivo. Já a parte do Renatinho foi muito importante para tirarmos dúvidas sobre arbitragem. Tudo ficou muito bem explicado”.
Terminada mais uma edição, a Clínica Internacional de Técnicos confirma seu papel como ponto de encontro essencial para a atualização e o fortalecimento da formação de profissionais que são fundamentais para o crescimento do basquete no país.