Campeão da LBF, Sesi Araraquara reforça domínio nacional do basquetebol paulista


O Sesi Araraquara tornou-se tricampeão da Liga de Basquete Feminino ao vencer o Sampaio Basquete por 64 a 57 na última terça-feira (20/08). Uma conquista merecida, muito comemorada e que reforça a tradição e a força do basquetebol de São Paulo no cenário brasileiro.  Além do título de Araraquara, outros três troféus nacionais foram levantados por equipes de São Paulo em 2025.

Crédito: João Pires/LBF

Em junho, o Sesi Franca Basquete mostrou todo o seu poder ao sagrar-se tetracampeão do NBB,  superando o Minas Tênis Clube nos playoffs finais. No mesmo mês, o Basket Osasco derrotou o Cruzeiro na decisão e venceu a Liga Ouro, garantindo vaga na próxima edição do NBB. Osasco também tornou-se bicampeão do Campeonato Brasileiro organizado pela Confederação Brasileira de Basquete, após três vitórias no Final Four, fechando o torneio vencendo o Brusque.

A campanha do tricampeonato do Sesi Araraquara na LBF teve 22 vitórias: 15 na fase de classificação; 2 nas quartas de final contra o Sodiê Mesquita; 2 nas semifinais contra o Unimed Campinas e 3 nas finais contra o Sampaio Basquete. A equipe treinada pelo técnico Fábio Appolinário teve 6 derrotas na competição. De 14 edições válidas da LBF (a de 2020 foi suspensa em função da pandemia de COVID-19), 10 foram conquistadas por equipes de São Paulo.

Por conta da participação na decisão da LBF, a equipe do Sesi Araraquara ainda não estreou na Divisão Especial Feminina do Campeonato Paulista. A primeira partida do atual tricampeão nacional será no dia 04 de setembro, contra o Pró-Esporte Sorocaba, às 19h, no ginásio do SESI, em Araraquara.