Nota Oficial: episódio de racismo em jogo entre Sesi Franca e Corinthians pela Divisão Especial Masculina
A Federação Paulista de Basketball (FPB) vem a público se manifestar sobre o episódio de racismo registrado na partida entre Sesi Franca Basquete e Sport Club Corinthians Paulista, realizada no último domingo (24/08) no ginásio Pedrocão, em Franca, pela Divisão Especial A-1 Masculina.
Seguindo as diretrizes do Tratado Antirracista e pela Diversidade da FPB, a comissária da partida, que representa a Federação no local, prestou imediato acolhimento aos atletas do Corinthians que relataram terem sido alvo de ofensas discriminatórias. Em conjunto com membros da comissão técnica da equipe, os atletas Lucas Cardoso e Kauan Raymundo foram acompanhados até a delegacia de polícia mais próxima, onde foi registrado boletim de ocorrência. O episódio também foi relatado em súmula e será analisado pelo Tribunal de Justiça da FPB.
A Federação Paulista de Basketball lamenta com veemência o ocorrido, reafirma sua absoluta repulsa a qualquer forma de discriminação e reitera seu compromisso permanente de combater o racismo e todas as práticas de preconceito no esporte e na sociedade.
São Paulo, 25 de agosto de 2025
Federação Paulista de Basketball