Noite de conscientização contra o racismo e vitórias importantes na Divisão Especial Masculina


Crédito: Wilian Oliveira

No disputado Campeonato Paulista, uma vitória pode fazer muita diferença na briga pelo melhor posicionamento na tabela de classificação. E na noite desta quarta-feira (27/08), Pinheiros e Bauru Basket conseguiram resultados importantes para chegar ao segundo turno bem posicionados, com boas chances de avançarem aos playoffs, derrotando Sesi Franca Basquete e Mr.Moo São José Basketball por 84 a 62 e 90 a 89, respectivamente. Mas o grande destaque da rodada desta rodada não tem a ver com o resultado de uma partida, mas sim com a luta por uma causa importantíssima: o combate ao racismo.

No ginásio Hugão, em Mogi, Mogi Basquete e Sport Club Corinthians se uniram em campanha contra a discriminação que, infelizmente, marcou presença na partida entre o Timão e o Sesi Franca Basquete no último final de semana. Na ocasião, atletas do time do Parque São Jorge foram ofendidos por torcedores presentes no Pedrocão. Antes do pulo bola, mogianos e corintianos perfilaram no meio da quadra vestindo camisas com os dizeres “Juntos Contra o Racismo – Basquete Contra o Racismo.”

O presidente da Federação Paulista da Basketball, Mário Outuki, e o CEO da FPB, Enyo Correia, prestigiam a ação. Mario destacou o papel da entidade na luta contra a discriminação:

“A Federação sempre vai combater todas as formas de discriminação e irá sempre preservar a integridade dos atletas que fazem parte das nossas competições, dentro e fora da quadra. Temos um Tratado Antirracista pela Diversidade e esse documento está disponível no nosso site oficial e também pode ser acessado através de QR Codes nos ginásios. Cabe aos dirigentes dos clubes, à torcida, aos atletas e a nós da Federação seguirmos as orientações presentes no documento.  Isso evitará muitos problemas e nos ajudará na conscientização contra todo tipo de discriminação”, afirmou o presidente.

Com a bola em jogo, o Mogi alcançou a quinta vitória nesta temporada da Divisão Especial A-1 e impôs ao Corinthians a segunda derrota seguida na competição. Com excelente atuação do ala americano Duene Johson, dono de 26 pontos, 5 rebotes e 4 assistências, a equipe do interior superou o rival por 93 a 76. A equipe mogiana volta a jogar agora na segunda-feira (01/09, contra o Bauru Basket, às 17h novamente no Hugão. O Timão, por sua vez, jogará novamente no sábado (30/09), contra o Mr.Moo São José Basketball, às 19h, no Lineu de Moura.

Noite de ótima performance do Pinheiros e game winner fantástico do Bauru

Crédito: Marcos Limonti/Sesi Franca Basquete

No Ginásio Pedroção, em Franca, o Pinheiros surpreendeu o Sesi Franca Basquete. Com ótima atuação, em especial na defesa, o jovem time pinheirense passou pelo atual bicampeão estadual por 84 a 62. O destaque e cestinha do jogo foi o ala-armador Felipe Gregate, autor de 22 pontos, 5 rebotes e 2 assistências. No próximo domingo (31/08), o Pinheiros tentará manter a boa performance, em casa, contra o Basket Osasco, às 11h, no Ginásio Henrique Vilaboim. Já o Franca vai buscar a recuperação contra o Paulistano CORPe, sábado (30/08), às 18h, no Ginásio Antonio Prado Junior.

Crédito: Andrews Clayton e Bryan Assis/Bauru Basket

No Panela de Pressão, em Bauru, o duelo entre o Dragão e o Mr.Moo São José Basketball foi uma partida de tirar o fôlego. São José entrou em quadra tentando se manter como a única equipe com apenas uma derrota até aqui no Paulista. Quase conseguiu, mas o Bauru foi frio e eficiente, conseguindo um excelente resultado ao vencer o rival por dramáticos 90 a 89, com direito à virada no placar nos momentos finais.

O game winner do Bauru foi uma bola de três fantástica do ala-pivô Gemerson Barbosa faltando seis segundos para o final da partida. Na próxima rodada, o Bauru enfrenta o Mogi, na segunda-feira (01/09), às 17h, no Hugão. Já São José recebe o Corinthians, no sábado (30/09), às 19h, no Lineu de Moura