Vitórias de São José e Pinheiros definem confrontos das semifinais da Divisão Especial Masculina
A Divisão Especial A-1 Masculina já tem as suas semifinais definidas. Jogando na Arena Farma Conde, em São José dos Campos, o Mr.Moo São José Basketball venceu o Bauru Basket por 68 a 57, fechando a série de quartas de final em 2 a 1. Agora, a equipe joseense vai enfrentar o Sesi Franca, que eliminou o Rio Claro Basquete. As duas equipes vão reeditar o duelo das finais do ano passado. No segundo jogo da noite, o Pinheiros garantiu a vaga nas semis ao eliminar o Corinthians em um jogo dramático no Ginásio Wlamir Marques: 86 a 83 na prorrogação. O adversário do Pinheiros será o Mogi Basquete, que superou o Paulistano nas quartas.

Crédito: Léo Lenzi/Agência NTZ
Os playoffs de semifinais também serão disputados em séries melhor de 3 partidas. Confira o calendário:
28/09 – 18h – Mr.Moo São José Basketball x Sesi Franca Basquete
29/09 – 20h – Pinheiros x Mogi Basquete
01/10 – 19h – Sesi Franca Basquete x Mr.Moo São José Basketball
02/10 – 19h – Sesi Franca Basquete x Mr.Moo São José Basketball (Se necessário)
02/10 – 20h – Mogi Basquete x Pinheiros
03/10 – 20h – Mogi Basquete x Pinheiros (Se necessário)
A julgar pelo equilíbrio técnico demonstrado pelas equipes até aqui, as semifinais da Divisão Especial Masculina prometem jogos emocionantes, reforçando o alto nível técnico do basquetebol de São Paulo, que vem tendo resultados muito relevantes também no cenário nacional em 2025. Em junho, o Sesi Franca Basquete mostrou todo o seu poder ao sagrar-se tetracampeão do NBB, superando o Minas Tênis Clube nos playoffs finais. No mesmo mês, o Basket Osasco derrotou o Cruzeiro na decisão e venceu a Liga Ouro, garantindo vaga na próxima edição do NBB. Osasco também tornou-se bicampeão do Campeonato Brasileiro organizado pela Confederação Brasileira de Basquete, após três vitórias no Final Four, fechando o torneio vencendo o Brusque.
MR.MOO SÃO JOSÉ BASKETBALL 68 X 57 BAURU BASKET

Crédito: Léo Lenzi/Agência NTZ
Bauru parecia ter o controle do jogo até uma parte do primeiro tempo, mas São José conseguiu se ajustar, assumiu a liderança do placar faltando pouco mais de 3 minutos para o final do segundo quarto e tomou as rédeas da partida a partir daí, indo para o intervalo vencendo por 32 a 27.
Na volta para o terceiro quarto, São José aumentou a intensidade de jogo e aos poucos foi abrindo diferença relativamente segura no placar, que oscilou entre 12 ou 10 pontos dependendo das investidas de Bauru. Mas o Dragão desperdiçou ataques preciosos e não conseguiu uma recuperação para pressionar o adversário no final do jogo.
Os maiores pontuadores do São José foram Adyel Borges e Gui Lessa, ambos com 12 pontos. Outro destaque foi Maique, que terminou a partida com 9 rebotes e 7 pontos. O cestinha do confronto desta noite foi Matheus Eugeniusz, do Bauru, com 15 pontos.
CORINTHIANS 83 x 86 PINHEIROS
Foi uma partida para mexer com os nervos dos torcedores dos dois lados. No fim, a torcida do Pinheiros comemorou a classificação de sua equipe para as semifinais em uma partida dramática, resolvida na prorrogação. O jogo foi marcado pelo equilíbrio e começou com o Corinthians um pouco melhor no primeiro quarto, vencido por 21 a 19. O Pinheiros melhorou na segunda parcial, venceu por 24 a 13 e foi para o intervalo à frente no placar geral: 43 a 34.
O terceiro quarto viu o Corinthians buscando a reação e empatando a partida em 49 a 49. A partir daí, as equipes se alternaram na liderança do jogo até que o Timão terminou a etapa na frente, indo para o quarto quarto vencendo por 61 a 59. A última etapa do tempo normal foi extremamente tensa e o Pinheiros teve o último ataque da etapa com Cauã Pacheco da linha dos 3, mas o armador não conseguiu aproveitar. A partida então foi para prorrogação, em que o Pinheiros se aproveitou de erros decisivos do Corinthians no ataque para vencer o jogo nos segundos finais.
O Pinheiros teve os maios pontuadores do confronto no Wlamir Marques. O armador David Sloan marcou 28 pontos, além de 5 rebotes e 9 assistências, enquanto o ala-pivô CJ Penha anotou 27, além de 11 rebotes e 2 assistências.