Franca mostra sua força, elimina São José e chega a mais uma final de Paulista


A torcida de Franca está em festa mais uma vez. Na noite desta quarta-feira (01/10), com uma atuação impecável, o Sesi Franca Basquete garantiu vaga em mais uma final da Divisão Especial A-1 Masculina ao vencer o Mr.Moo São José Basketball por 91 a 54 no ginásio Pedrocão. Com o resultado, o atual campeão estadual fechou a série semifinal em 2 a 0.

Em 48 edições da competição, Franca chegou à decisão 23 vezes. O adversário francano sairá do confronto entre Mogi Basquete e Pinheiros, que fazem o jogo 2 da série semifinal nesta quinta-feira (02/10), às 20h, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes. Mogi venceu o jogo 1, em São Paulo, por 75 a 57.

Crédito: Marcos Limonti

Em 2025, as finais do Campeonato Paulista têm uma grande novidade: a disputa em playoffs de até cinco partidas. A primeira delas está marcada para o dia 06 de outubro e será na casa do finalista com pior desempenho na competição até aqui. Depois, a ordem será a seguinte: jogos 2 e 3 em Franca, jogo 4 (se necessário) na casa da equipe com pior campanha e jogo 5 (se necessário) também em Franca.

SESI FRANCA BASQUETE 91 X 54 MR.MOO SÃO JOSÉ BASKETBALL
O Franca entrou em quadra com muita energia e decidido a encerrar as semifinais nesta quarta-feira. E além da eficiente no ataque, a equipe comandada por Helinho Garcia aproveitou erros e alguns descuidos de São José para abrir vantagem no placar. O técnico Régis Marrelli chegou a pedir tempo para tentar ajustar a Águia do Vale, mas seus jogadores acabaram derrotados no primeiro quarto por 27 a 16.

Crédito: Marcos Limonti

Franca continuou muito concentrado no segundo quarto e imprimiu ritmo que São José teve muita dificuldade para enfrentar. Rápido na troca de passes e usando o poder de seus jogadores no garrafão, principalmente Lucas Dias, Zu Jr. e Rafael Mineiro, a equipe francana chegou a abrir 22 pontos de vantagem. E com uma cesta de 3 pontos do ala-armador Cordero Bennett, fechou o segundo quarto vencendo por 51 a 29.

São José voltou um pouco melhor do vestiário, conseguiu um maior equilíbrio em relação ao adversário e buscou uma recuperação. Mas sua tarefa era difícil, diante da grande diferença no placar. O time da casa estava realmente em noite iluminada e além de eficiente no ataque, homenageou seu torcedor com belas jogadas. Como a enterrada de Georginho faltando 12 segundos para o final do período.

Se no terceiro quarto foi possível perceber que Franca jogou com um pouco menos de intensidade, na etapa final da partida, o Rolo Compressor voltou a desfilar raça e talento. Helinho aproveitou a grande vantagem para rodar o time, colocando em quadra jovens talentos vindos da base francana como o ala-armador Vini Santos. No final do jogo, o atual campeão paulista foi aplaudido por seu torcedor, que agora sonha com o bicampeonato.

O cestinha do jogo foi Lucas Dias com 15 pontos. Por São José, o maior pontuador foi Adyel Borges, com 14 pontos.