Sesi Araraquara supera Corinthians e é tetracampeão paulista de basquete!
O Sesi Araraquara é novo campeão da Divisão Especial Feminina do Campeonato Paulista de Basquete. Vencedora também em 2021, 2022 e 2023, a equipe do interior retoma o protagonismo da categoria de elite do Estadual, depois de não subir ao pódio na temporada passada. O título foi conquistado com uma vitória incontestável sobre o Corinthians neste domingo (14/12) no Ginásio Wlamir Marques: 78 a 61. Com o resultado, o Sesi fechou a série final em 3 a 2. Como prêmio, além do troféu, Araraquara ganhou também um prêmio em dinheiro no valor de R$ 20.000.

Crédito: Di Carneiro | @dicarneirofotos | Fotop
Coroando uma bela atuação nos playoffs decisivos, a pivô Aline Moura recebeu o troféu de MVP das finais. Nos cinco jogos da decisão ela acumulou 78 pontos, 57 rebotes, 9 assistências e 86 de eficiência.

A vitória de Araraquara no primeiro quarto (21 a 15) deve-se principalmente à eficiência com que aproveitou os erros do Corinthians, que foram muitos. Com baixo aproveitamento ofensivo nos primeiros minutos, o Timão permitiu contra-ataques bem aproveitados pelo adversário. Mesmo assim, depois de um começo muito ruim, o time da casa se equilibrou e terminou a parcial dando a impressão de que poderia igualar o jogo.
Mas Araraquara soube manter a liderança com transição em velocidade, aproveitando bem as brechas na marcação do Corinthians, fazendo escolhas bem pensadas na hora do arremesso e levando a melhor na maior parte das disputas por rebotes. Assim, o time treinado por Fábio Appolinário foi para o intervalo vencendo por 40 a 27.

Crédito: Di Carneiro | @dicarneirofotos | Fotop
O Sesi não perdeu o pique no terceiro quarto. Manteve a energia e as jogadas rápidas continuaram dando muito trabalho para a defesa do Corinthians. Seguindo com a assertividade nas escolhas ofensivas e bom aproveitamento em bolas de 3, a equipe do interior ampliou a vantagem para 22 pontos, faltando pouco mais de 7 minutos para o final da parcial.
O técnico Bruno Guidorizzi pediu tempo para tentar ajustar e reanimar o Corinthians. Na volta à quadra, a defesa do Timão se tornou mais agressiva e atrapalhou um pouco o Sesi, mas ofensivamente a equipe alvinegra continuou cometendo erros que impediram uma reação.
Com o placar apontando 61 a 39 para o Sesi Araraquara no início do quarto quarto, o que se viu na última parcial foi o Corinthians fazendo o possível para reduzir a diferença a favor do adversário. Mas suas principais atletas estiveram em tarde pouco inspirada. Por outro lado, o Sesi jogou sem pressão, solto no ataque e consistente na defesa, garantindo com tranquilidade a vitória por que lhe deu o tetracampeonato estadual.
A cestinha da partida foi a armadora Cacá Martins, de Araraquara, com 17 pontos, 9 rebotes e 6 assistências.