Viviane Bezerra dará palestra sobre estatísticas na Clínica Internacional de Técnicos


Em uma modalidade tão competitiva quanto o basquetebol, o treinador precisa usar todas as ferramentas que tiver ao alcance para tentar superar um adversário. E uma das maiores armas à disposição de um técnico são os dados estatísticos. Por isso, estudar e conhecer bem os números relacionados à sua equipe e ao time rival se torna uma vantagem real dentro de quadra.

Com o intuito de ressaltar a importância das análise de dados para vencer jogos, a Federação Paulista de Basketball convidou Viviane Bezzera, oficial de estatísticas da FPB, para ser uma das palestrantes da Clínica Internacional de Técnicos, que acontece nos dias 21 e 22 de fevereiro, no Clube Paineiras do Morumby.

Os outros dois palestrantes já confirmados são os técnicos argentinos Raúl Baccalá e Ricardo Bojanich. As inscrições para a clínica já estão abertas e devem ser realizadas exclusivamente através deste link.

Viviane atua na Federação Paulista há quase trinta anos e coordena os trabalhos dos oficiais de estatísticas da entidade. Em sua trajetória profissional, participou de grandes competições como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, do Mundial Feminino de Basquete, da Copa América Masculina, entre outros. Na Clínica Internacional de Técnicos, Viviane pretende passar todo seu conhecimento sobre como os treinadores podem usar as estatísticas a seu favor:

“Os dados coletados em jogos servem para aprofundar a análise dos fundamentos. E esse conjunto de dados, que são os rebotes, assistências, bolas perdidas, bolas recuperadas, tocos, pontos de segunda chance, pontos de contra-ataque etc… permitem a quem for analisar essas informações traçar estratégias coletivas e individuais. Ou seja, consegue desenhar uma estratégia de jogo para sua equipe e também para cada atleta. Acredito que essa seja a maior contribuição da análise das estatísticas para os treinadores.

Em sua palestra, Viviane também vai destacar os critérios de coleta de dados estatísticos em jogos organizados pela FPB e relatórios gerados nestas partidas.

Argentinos falarão sobre aspectos de jogo importantes para a base e alto rendimento

Ricardo Bojanich em ação com jovens atletas. Credito: Divulgação

Em entrevista recente ao site oficial da Federação Paulista de Basketball, Ricardo Bojanich destacou que sua participação será direcionada à busca por maior qualidade na tomada de decisões no basquete formativo, além do trabalho sobre a criação e execução de vantagens durante o jogo. De acordo com a disponibilidade de tempo, o treinador argentino também pretende abordar aspectos relacionados ao rebote defensivo e ofensivo, sempre com atenção especial aos detalhes dos fundamentos e à compreensão dos atletas.

“Minhas expectativas estão baseadas em compartilhar conhecimento, desfrutar da troca entre colegas e deixar caminhos que indiquem onde hoje é possível encontrar qualidade no ensino”, analisa Bojanich.

Já Raúl Bacalla, também argentino, retorna à Clínica Internacional de Técnicos após ter sido um dos grandes destaques da edição anterior, quando participou da programação e foi um dos nomes mais elogiados do evento. Ao comentar o novo convite, o treinador ressaltou o respeito que tem pelos profissionais brasileiros e o orgulho de voltar a integrar a Clínica promovida pela FPB.

“É uma honra ser novamente convidado. Tenho um grande respeito pelos(as) treinadores(as) deste belo país e valorizo muito o conhecimento que possuem. Para mim, também é uma grande oportunidade de aprender com todos(as) eles(as)”, afirma Baccalá.

Em suas palestras e vivências práticas, Bacalla pretende apresentar referências específicas sobre o treinamento técnico, sempre deixando claro que se trata de sua visão pessoal sobre o jogo. Segundo ele, o basquete permite múltiplas leituras, todas válidas, e a troca de experiências é fundamental para o desenvolvimento da modalidade.