Academia FPB promove bate-papo entre técnicos e oficiais de estatística


São Paulo – A Academia FPB, em mais uma realização virtual, reuniu na noite desta quarta-feira, dois técnicos ilustres para um bate-papo com os oficiais de estatística – ao todo 55 –  que atuam nos torneios da FPB, sobre a importância das informações estatísticas para a tomada de decisão no basquete contemporâneo.

Os técnicos Jorge Guerra, de Mogi das Cruzes, e Régis Marelli, CA Paulistano, falaram sobre a formulação de suas táticas e estratégias de jogos, e também montagem de treinos voltados para o aprimoramento de seus jogadores, baseados nas informações estatísticas recebidas.

O técnico da equipe mogiana, Guerrinha, disse que costuma utilizar as estatísticas nos intervalos de jogos, nos momentos finais, no pós-jogo e também nos treinos em forma de imagens de vídeos e números, pois acredita que esta forma é bastante eficaz por ter jogadores que são mais visuais do que auditivos. E ainda contribuiu com sugestões de outras variáveis que poderiam ser coletadas e amparar tomadas de decisões rumo à vitória.

O técnico da equipe paulistana, Regis Marelli, também compartilha da opinião de que é fundamental apresentar aos jogadores dados estatísticos junto com vídeos. Destacou que utiliza a estatística para incentivar seus jogadores a terem um melhor desempenho sempre, pois isso além de impactar de forma positiva para o resultado da equipe, também fará com que os jogadores sejam mais valorizados em seus futuros contratos.

Ambos os treinadores comentaram sobre o importante papel que a presença de oficiais de estatística agrega nas categorias de base, devendo priorizar e valorizar os fundamentos do jogo, como parte do processo de educação dos jogadores, com menos ênfase na mensuração de eficiência, e ajudando ainda os técnicos a preparem treinamentos especiais de forma a propiciar o desenvolvimento integral dos jogadores.

A mensagem final dos dois treinadores aos oficiais de estatística foi que o basquete está cada vez mais profissional, e reforçaram que todas as pessoas e organizações envolvidas na modalidade devem acompanhar esta evolução em busca da excelência.

O calendário da Academia FPB está repleto de ações para todos os públicos do basquete paulista. Fique atento ao seu e-mail e mídias sociais da FPB.

E se você é oficial de quadra, mesa ou estatística e ainda não fez seu cadastro na Academia FPB, acesse o link: https://forms.gle/obqUtzaxkv6fzmRY9