Alex Garcia segue no Bauru Basket por mais uma temporada


Crédito – Willian Oliveira/Paulistani

Bauru (SP) – O Bauru Basket anunciou nesta quarta-feira a sua segunda renovação de contrato para a temporada 2022/2023. Uma das permanências mais aguardadas, o capitão Alex Garcia, de 42 anos, assinou contrato válido por uma temporada e seguirá defendendo o Dragão. No último NBB, Alex disputou 32 jogos de 38 possíveis e acumulou médias de 12.2 pontos, 4.3 rebotes e 5.5 assistências em 33 minutos por encontro.

Alex é natural de Orlândia (SP) e começou a jogar profissionalmente na equipe de Ribeirão Preto. Após conquistar cinco títulos paulistas e um brasileiro, se transferiu para a NBA onde defendeu o San Antonio Spurs e o New Orleans Hornets (sediado em Charlotte atualmente). Em seu retorno ao Brasil, conquistou o Campeonato Brasileiro com o Brasília e ganhou a oportunidade de vestir a camisa do Maccabi Tel Aviv, de Israel. Nesta temporada, sua equipe disputou o final four da Euroliga e terminou com o vice-campeonato, derrotado na final pelo CSKA. Na semifinal, diante do Montepaschi Siena, Alex anotou 19 pontos. Maior pontuação da história de um brasileiro nesta fase da competição.

Na Seleção Brasileira, o camisa 10 foi convocado entre 2001 e 2021 de forma ininterrupta, disputando duas Olimpíadas, cinco Copas do Mundo e duas edições de Jogos Pan-Americanos. Alex também fez parte do grupo que conseguiu recolocar o Brasil em uma Olimpíada, na Copa América de Mar del Plata, em 2011. Nesta competição, o Brasil chegou a vencer os donos da casa, que contavam com nomes como Manu Ginobili, Andrés Nocioni e Luis Scola, medalhistas de ouro em Atenas.

No Bauru Basket, Alex iniciou sua trajetória em 2014. Desde então, foram sete títulos: Campeonato Paulista 2014, Liga Sul-Americana 2014, Jogos Abertos do Interior 2014, Liga das Américas 2015, Copa dos Campeões 2015, Copa dos Campeões 2016 e NBB 2016/2017. Alex também foi vice-campeão com Bauru em outras cinco oportunidades: NBB 2014/2015, Intercontinental 2015, Liga das Américas 2016, NBB 2015/2016 e Campeonato Paulista 2016.

Disposto a conquistar novos títulos, Alex Garcia também realçou a forma como a cidade sempre recebeu ele e sua família. “Bauru também se tornou a minha casa. Minha família se sente muito bem aqui e isso importa muito quando vou definir em qual equipe irei jogar. Já estou treinando e me preparando para a nova temporada, vamos entrar fortes e fazer o máximo para voltar a ganhar títulos”, projetou o capitão bauruense.

O técnico Jorge Guerra celebrou a renovação de Alex Garcia e destacou sua importância, não só para a equipe, mas também para o basquete nacional. “Alex é um jogador de nível internacional, jogou na NBA, esteve na final da Euroliga e participou de cinco mundiais com a Seleção Brasileira. Na minha opinião o Alex, junto com Larry, Shamell e Marcelinho Machado foram os jogadores que mais ajudaram na massificação da marca NBB. Não só com resultados, mas também com trabalho e atitude dentro e fora da quadra. Nesta temporada, o Alex vai nos ajudar muito com defesa, já que ele é o jogador com mais prêmios nesse sentido na Liga, além de também ser taticamente muito importante para nós, conseguindo se adaptar a 3 ou até 4 funções dentro do mesmo jogo. Estamos muito felizes pela renovação dele”, exaltou o comandante do Bauru Basket.

Com a renovação de Alex Garcia, o Bauru Basket passa a ter seis jogadores garantidos para a próxima temporada. Antes, o Dragão havia anunciado os armadores Dontrell Brite e Jonathan Machuca, o ala Danilo Fuzaro, o ala-pivô Gemerson e o pivô Anderson Rodrigues. Nos próximos dias, outros jogadores deverão ser oficializados. O Campeonato Paulista, primeira competição da nova temporada, tem início marcado para o dia 1 de agosto, contra São José, no Ginásio Linneu de Moura.