Atleta da Semana


Gabriel Galdino da Silva, do Instituto Gotas de Cidadania/Sel Taubaté/LBCP

Em março de 2013, Gabriel Galdino da Silva, de 15 anos (17 de julho de 2001), iniciou no Projeto Esporte, Educação e Cidadania, desenvolvido pelo Instituto Gotas de Cidadania, em parceria com a Secretaria de Esportes de Taubaté e outros apoiadores e mantenedores, que acreditam na transformação social do país através do esporte. No teste antropométrico desse mesmo ano, o seu índice de massa corporal apresentou obesidade grau II. Mesmo sabendo das suas limitações, Gabriel treinou forte e conseguiu uma vaga na equipe Sub-12, que disputava o Campeonato Paulista Masculino da categoria.

Em 2014, no Sub-13, Gabriel não conseguiu conciliar o treino de basquete com as atividades escolares, ficando com média escolar global abaixo do índice. A exigência do Projeto é que os atletas apresentem média escolar mínima 8.0 para convocação para jogos e eventos. Sendo assim, Gabriel não conquistou convocação para o último jogo do ano. Esse jogo valia a classificação para o quadrangular final da Série Bronze.

A equipe de Taubaté perdeu o jogo por um ponto para o São Paulo FC, dentro do Morumbi, saindo do campeonato naquele ano. Galdino encarou tudo como um aprendizado, mudando sua conduta como pessoa e atleta.

Nesses quatro anos de projeto, o atleta manteve o índice de frequência acima de 85% nos treinos e eventos. No segundo semestre de 2015, na categoria Sub-14, Gabriel ganhou a posição de armador titular da equipe e conquistou o terceiro lugar da Série Bronze no Campeonato Paulista. Conquista muito comemorada.

Em 2016, na categoria Sub-15, na estatística do mês de maio, Gabriel se encontrava como o 15º colocado entre os cestinhas do Campeonato Paulista.

Seus objetivos são: melhorar sua pontuação no campeonato, manter suas médias escolares e conseguir chegar a final da Série Bronze com sua equipe esse ano. “Vou fazer o possível para subirmos para a Série Prata, mas se não conseguirmos, disputar uma final da Série Bronze pode nos qualificar para a temporada de 2017”, conclui Galdino.