Bauru Basket completa primeiro ciclo de treinamentos em sua pré-temporada


Crédito – Fernando Vieira de Sá/Bauru Basket

Bauru (SP) – Pouco mais de dois meses após sua eliminação no NBB diante do São Paulo, o Bauru Basket se apresentou para a temporada 2022/2023 com elenco bastante remodelado.

Ao todo foram cinco contratações: o armador Jonathan Machuca, o ala Danilo Fuzaro, os alas-pivôs Emmitt Holt e Gemerson e o pivô Anderson Rodrigues. Todos esses assinaram contrato por uma temporada.

Permaneceram no elenco bauruense, os armadores Dontrell Brite e Larry Taylor e o ala Alex Garcia. Além dos oito adultos, o Dragão também tem oportunizado jogadores de suas categorias de base com idade para disputar a LDB. Entre eles estão o armador Kaique (sub-18), os alas Evandro (sub-18) e Gui Omena (sub-18) e os pivôs Vitor Cauã (sub18) e Felipe Cardoso (22).

Na comissão técnica também ocorreram mudanças. Jorge Guerra segue como técnico, mas contará com o tetracampeão do NBB Rodrigo Silva, ex-Flamengo, Corinthians e Unifacisa como um de seus assistentes. Hudson Previdelo será o outro. O staff técnico também conta com Gabriel Silva (estatístico), Bruno Camargo (preparador físico), Matheus Filipe (fisioterapeuta), Dr. Roger Tedde (médico), Dr. Carlos Eduardo Moraes Matos (médico) e Anderson Guimarães (mordomo).

Nestes primeiros 10 dias, os trabalhos foram divididos entre testes físicos e atividades técnicas na quadra. O preparador físico Bruno Camargo alertou sobre a necessidade de uma boa preparação para o elenco suportar a carga de uma temporada longa. “Infelizmente nosso calendário dificulta bastante uma preparação ideal. Temos jogos nos dias 1, 3 e 5, portanto neste início, nosso principal cuidado é reduzir a minutagem dos atletas. São jogos fora de casa e com viagens longas, então a ideia é evitar ao máximo os desconfortos musculares. Temos um time repleto de atletas com boa condição física, mas agora precisamos entender em que estágio cada um se apresentou e adaptar nosso trabalho para todos. Os testes físicos tem sido fundamentais para isso”, afirmou o profissional que faz parte da comissão técnica do Bauru Basket desde 2013.

A estreia do Bauru Basket no Campeonato Paulista acontecerá no dia 1 de agosto, às 19h30, contra o São José, no Ginásio Linneu de Moura, casa do adversário. Ainda na primeira semana de jogos, o Dragão enfrentará o Paulistano, na capital paulista, no dia 3, e fecha diante do Rio Claro, dia 5, no Ginásio Panela de Pressão.

O regulamento da competição que é composta por 11 equipes prevê 10 jogos na primeira fase. Ao fim desta etapa, dois grupos serão formados entre os cinco melhores (com classificação definida de primeiro a quinto para os playoffs) em um lado e os seis de campanha inferior (os três melhores completam as oito vagas dos playoffs) no outro. Na segunda fase, as equipes só se enfrentam dentro dos próprios grupos com o mando invertido dos jogos da primeira etapa.