Bauru Basket derrota Sesi Franca e faz 1 a 0 na semifinal


Crédito – Fernando Vieira Sá/Bauru Basket

Bauru (SP) – Um passo a frente. Na abertura da fase semifinal do Campeonato Paulista da Divisão Especial Masculina, o Bauru Basket venceu o Sesi Franca Basquete, nesta sexta-feira, por 78 a 69, em partida realizada no Ginásio Panela de Pressão. O resultado coloca a equipe bauruense a uma vitória da decisão do certame estadual. A próxima partida entre os times acontecerá na segunda-feira (3), às 19h, no Ginásio Pedrocão, em Franca. Se houver necessidade, o terceiro duelo também será realizado em Franca, na terça-feira (4), no mesmo horário do anterior.

Repetindo o quinteto inicial pela terceira oportunidade, o Dragão começou a partida com Jony Machuca, Alex Garcia, Danilo Fuzaro, Gemerson e Anderson Rodrigues. Os bauruenses foram novamente eficientes nos arremessos de três pontos, sobretudo com Jony Machuca e Gemerson, mas foi do outro lado da quadra que veio o destaque maior. Bauru conseguiu reduzir Franca para apenas 30 pontos nos 20 primeiros minutos e 23% de aproveitamento nos arremessos de três pontos, índice considerado baixo. Os comandados de Jorge Guerra totalizaram 39 na primeira metade, Jony Machuca era o cestinha bauruense até então com 10 pontos.

Logo nos primeiros minutos do terceiro quarto, os francanos se recuperaram sob o comando de Georginho, armador que também defende a Seleção Brasileira e chegaram a igualar o placar em alguns momentos. Bauru foi mais assertivo no fim da parcial e chegou aos 10 minutos finais liderando pela contagem mínima, 55 a 54. No último quarto, Alex Garcia decidiu. Até então com dois pontos, o capitão anotou 13 somente no período derradeiro e guiou o time bauruense para a vitória por 78 a 69, interrompendo uma incômoda sequência de seis derrotas diante do maior rival, diante de 1821 olhares, maior público do Bauru Basket na temporada.

Cauteloso, o técnico Jorge Guerra comemorou a vitória desta sexta, mas já direcionou o foco para os confrontos decisivos em Franca. “Nosso grande segredo, mais uma vez, foi a defesa. Franca tem um poderio ofensivo impressionante, jogadores altos e que também jogam duro fisicamente, tivemos um comprometimento muito grande do nosso time para sair com a vitória. Tudo se decide em detalhes, é um lance livre, um rebote, uma bola dividida e no momento que conseguimos dominar isso no último quarto, não perdemos mais o controle da partida. Por hoje está ótimo, mas é só o primeiro ponto, segunda jogamos novamente e estamos cientes que não temos nada ganho, tudo vai ser decidido em Franca e vamos nos preparar para realizar o melhor possível por lá”, avaliou o comandante do Bauru Basket.

Cirúrgico defendendo os pivôs adversários, Gemerson se emocionou ao falar do apoio vindo das arquibancadas. “Que vitória especial. É visível que estamos crescendo muito com o passar dos jogos, Franca era a única equipe que ainda não tínhamos vencido e, ganhar logo agora, é bom demais, ainda mais com o apoio dos nossos torcedores que fizeram uma festa maravilhosa. A Panela literalmente ferveu. Já vim jogar muito aqui como adversário e sentir eles ao nosso lado, é algo indescritível, sou grato a Deus por essa oportunidade na minha carreira”, exaltou o camisa 6 do Dragão, natural de Lençóis, município baiano.

Sempre eficiente, o armador Jony Machuca elogiou a postura defensiva do time nos momentos decisivos. “Hoje foi um jogo muito difícil, vencemos na minha opinião por conta da nossa aplicação defensiva. Segunda, eu espero a mesma dificuldade, Franca é uma grande equipe, nós também e agora, em poucos dias, veremos quem vai avançar para a grande decisão”, analisou o armador bauruense.

Números da partida

Dontrell Brite – 4 pontos e 3 assistências
Larry Taylor – 5 pontos e 2 rebotes
Gemerson – 14 pontos e 9 rebotes
Jony Machuca – 10 pontos, 2 rebotes e 4 assistências
Danilo Fuzaro – 12 pontos e 2 rebotes
Alex Garcia – 15 pontos, 9 rebotes e 7 assistências
Emmitt Holt – 3 pontos
Anderson Rodrigues – 15 pontos e 4 rebotes