Brasil derrota a Venezuela e conquista o título do Sul-americano Feminino


Além da conquista, o selecionado nacional garantiu presença na Copa América/Pré-mundial

A Seleção Brasileira Adulta Feminina conquistou pela 26ª vez o título invicto do Campeonato Sul-americano. Desde a competição de 1986, o Brasil acumula 84 vitórias em 84 jogos e chega ao 16º título invicto seguido. Nesta quinta-feira (26 de maio), na partida final do Sul-americano da Venezuela, disputado no Domo Bolivariano, na cidade de Barquisimeto, as brasileiras ganharam das anfitriãs por 94 a 75 (55 a 25 no primeiro tempo), com 20 pontos, dois rebotes, quatro assistências e uma recuperação de bola da cestinha Iziane Marques, que foi escolhida a MVP (jogadora mais valiosa) da competição.

Outros destaques da equipe nacional foram a pivô Kelly Santos (19 pontos, quatro rebotes, uma assistência e duas recuperações de bola); a pivô Nádia Colhado com um double-double de 13 pontos e 12 rebotes, além de uma recuperação de bola; a pivô Karina Jacob (dez pontos, sete rebotes, três assistências e uma recuperação de bola); a ala Palmira Marçal (dez pontos, dois rebotes, três assistências e três recuperações de bola); e a ala Tatiane Nascimento (dez pontos, um rebote, duas assistências e uma recuperação de bola).

O técnico Antonio Carlos Barbosa sagrou-se campeão sul-americano adulto pela nona vez invicto em dez competições disputadas, e soma 57 vitórias em 58 partidas. “Fizemos um primeiro tempo perfeito e abrimos 30 pontos (55 a 25). As jogadoras se empenharam bastante, fomos muito felizes ofensivamente, jogamos um basquete de precisão, aproveitamos os contra-ataques, soubemos variar as jogadas no ataque. Mas é muito difícil você manter o mesmo ritmo e intensidade os 40 minutos. No segundo tempo permitimos que a Venezuela crescesse no jogo e méritos para elas por essa evolução. Mas já era uma situação consolidada e novamente as 12 jogadoras tiveram a oportunidade de atuar. O mais importante foi ser campeão e esse meu nono título sul-americano é muito gratificante. É uma nova emoção, é sempre honroso para mim fazer parte da seleção brasileira e ser reconhecido”, analisa o treinador brasileiro. 

O Campeonato Sul-americano da Venezuela classificou os quatro primeiros colocados (Brasil, Venezuela, Colômbia e Argentina) para a Copa América/Pré-mundial de 2017, que irá garantir três países no Campeonato Mundial da FIBA de 2018. A classificação final foi esta: 1º- Brasil (campeão invicto); 2º- Venezuela; 3º- Colômbia; 4º- Argentina; 5º- Paraguai; 6º- Equador.

Jogaram pela Seleção Brasileira: Joice Rodrigues (11 assistências, 03 rebotes e 01 bola recuperada), Palmira Marçal (10 pontos, 02 rebotes, 03 assistências e 03 bolas recuperadas), Iziane Marques (20 pontos, 02 rebotes, 04 assistências e 01 bola recuperada), Karina Jacob (10 pontos, 07 rebotes, 03 assistências e 01 bola recuperada) e Nádia Colhado (13 pontos, 12 rebotes e 01 bola recuperada – double-double). Entraram: Kelly Santos (19 pontos, 04 rebotes, 01 assistência e 02 bolas recuperadas), Gilmara Justino (04 pontos e 02 rebotes), Jaqueline Silvestre (02 pontos e 03 assistências), Tatiane Nascimento (10 pontos, 01 rebote, 02 assistências e 01 bola recuperada), Tainá Paixão (03 pontos, 02 rebotes e 02 assistências), Patrícia Ribeiro e Êga Garvão (03 pontos, 01 rebote e 02 assistências). Técnico: Antonio Carlos Barbosa.