Campeonato Paulista de Basquete 2024


A partir desta quinta-feira, dez equipes disputam o título de Campeão Paulista.

Vai começar a mais disputada competição estadual de basquete no Brasil: a Divisão Especial masculina do Campeonato Paulista. A partir desta quinta-feira (01/08), dez equipes entram em quadra para lutar pelo troféu da edição que marca os 100 anos da Federação Paulista de Basketball.

Três confrontos abrem o campeonato às 19h30: Paulistano/CORPe x Farma Conde São José Basketball, no ginásio Antônio Prado Júnior, em São Paulo; Basket Osasco x São Paulo Futebol Clube, no Ginásio Municipal Sebastião Rafael da Silva, em Osasco; e Bauru Basket x Liga Sorocabana, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru. Todas as partidas terão transmissão ao vivo na TV FPB Oficial, canal da Federação no YouTube.

A primeira rodada será concluída nesta sexta-feira (02/08) com dois jogos às 20h: no ginásio Henrique Vilaboim, na capital paulista, o Esporte Clube Pinheiros enfrenta o Sesi Franca Basquete, enquanto o Mogi Basquete duela com o Sport Club Corinthians Paulista no ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes.

Formato de disputa

Este ano o campeonato será disputado em três etapas. Na primeira fase, as equipes estarão reunidas em um único grupo com todas elas enfrentando na chave. A fase seguinte da classificação (Realinhamento) terá duas chaves com a seguinte composição: os cinco primeiros colocados na primeira fase formam a Chave A, enquanto os cinco últimos colocados estarão na Chave B.

As equipes se enfrentam dentro de suas chaves em turno único, com mando invertido em relação à fase anterior. Os cinco classificados na Chave A e os cinco melhores colocados na Chave B avançam para as quartas de final, terá séries melhor de três jogos.

Paulistano defende o título

Campeão da última temporada, o Club Athletico Paulistano vai em busca de seu terceiro título estadual. Em 2023, a equipe da cidade de São Paulo venceu o Corinthians na decisão, em uma partida emocionante, decidida nos minutos finais do ginásio Felipe Karam, em Rio Claro. O Sesi Franca é o clube com o maior número de conquistas na competição com 15 troféus, seguido do Corinthians com 14.

Clique aqui e confira a tabela.