Campeonato Paulista feminino de basquete começa nesta quarta-feira (14/08)
Nove equipes disputam título da Divisão Especial. Sesi Araraquara tenta tetracampeonato consecutivo e Corinthians é a novidade deste ano
Nesta quarta-feira (14/08), a bola sobe para a abertura do Campeonato Paulista da Divisão Especial Feminina. No ano em que a Federação Paulista de Basketball completa 100 anos, a competição contará com nove equipes disputando o título: o estreante Corinthians; Unimed/Campinas; Pontz/São José Basketball; A.D. Santo André; Ituano, Ourinhos Basquete/AOBE; Bax Catanduva; Pró-Esporte/Sorocaba e o atual tricampeão, SESI Araraquara.
O confronto que inicia a temporada feminina adulta será Pró-Esporte/Sorobaca x Bax Catanduva, no ginásio da Escola Portal, em Sorocaba, às 20h desta quarta-feira. O Araraquara vai começar a defesa de seu título no dia 29/08, contra o Ourinhos Basquete/AOBE, às 19h. Este ano, assim como acontece no masculino, todas as partidas do feminino serão transmitidas ao vivo pela FPB TV no YouTube.
Diretor executivo da Federação Paulista de Basketball, Enyo Correia celebra o bom momento do basquetebol feminino de São Paulo e acredita que o público acompanhará jogos de alto nível na competição:
“A expectativa para o campeonato é a maior possível. Estamos no ano do centenário da Federação e o basquete paulista tem demonstrado cada vez mais a sua relevância. Temos o SESI Araraquara como bicampeã brasileira e campeã paulista na última temporada e essa trajetória de títulos estimula as demais equipes a sonhar com conquistas tanto no âmbito estadual quanto no cenário nacional”, analisa o dirigente.
Enyo também destaca outro fator que mostra a força do basquetebol feminino de São Paulo:
“A grande quantidade de atletas de nossas equipes na seleção brasileira demonstra que o basquete paulista feminino está no rumo certo. A expectativa é que tenhamos ótimos jogos, com nível técnico superior ao da última temporada e que as equipes levem ao público um basquetebol competitivo, tornando-se mais atrativo. Desejo boa sorte a todas as atletas, comissões técnicas que participarão do Paulista”, afirma.
Formato de disputa
O Campeonato Paulista 2024 será disputado em três etapas. Na primeira fase, as equipes estarão reunidas em um único grupo (Chave A) com todas elas se enfrentando. A fase seguinte da classificação (Realinhamento) terá duas chaves com a seguinte composição: os quatro primeiros colocados na primeira fase formam a Chave B, enquanto os cinco últimos colocados estarão na Chave C.
As equipes se enfrentam dentro de suas chaves em turno único, com mando invertido em relação à fase anterior. As quatro classificadas na Chave B e as quatro melhores colocadas na Chave C avançam para as quartas de final, que terá séries melhor de três jogos, assim como as semifinais e finais.
Em busca do tetracampeonato consecutivo
A edição de 2024 terá novamente o SESI Araraquara como time a ser batido. Após três títulos estaduais consecutivos (2021, 2022 e 2023) e o bicampeonato da Liga Feminina de Basquete (LBF), o Araraquara começará a competição com técnico novo, tendo Gustavo Estevão de Oliveira Lima assumido o cargo após a saída de João Camargo. A competição também tem uma novidade em relação ao ano passado: a participação da equipe do Sport Club Corinthians Paulista.
Confiram todos os confrontos do mês de agosto
14/08 (Quarta-feira)
20h – Ginásio Anuar Pacha – BAX Catanduva x Pró-Esporte Sorocaba
16/08 (Sexta-feira)
19h – Tênis Clube de Campinas – Unimed Campinas x Ourinhos Basquete/AOBE
20/08 (Terça-feira)
19h – Tênis Clube de Campinas – Unimed Campinas x A.D Santo André
24/08 (Sábado)
17h30 – Ginásio Monstrinho – Ourinhos Basquete/AOBE x Pontz São José Basketball
19h – Ginásio Lais Helena Aranha – A.D Santo André x S.C Corinthians Paulista
28/08 (Quarta-feira)
19h30 – Ginásio Anuar Pacha – BAX Catanduva x Unimed Campinas
20h – Ginásio Wlamir Marques – S.C Corinthians Paulista x Pontz São José Basketball
29/08 (Quinta-feira)
19h – Ginásio Monstrinho – Ourinhos Basquete/AOBE x Sesi Araraquara
30/08 (Sexta-feira)
19h – Ginásio Anuar Pachá – BAX Catanduva x A.D Santo André