Capitã de Santo André, Tassia prega “pés no chão” no confronto contra Araraquara
O primeiro passo foi dado. No último domingo, a A.D Santo André venceu a primeira partida das semifinais da Divisão Especial Feminina contra o Sesi Araraquara (76 a 51) e agora está a uma vitória de conquistar a vaga nas finais do Campeonato Paulista. E isso pode acontecer no próximo domingo (24/11), quando as duas equipes voltam a se enfrentar a partir das 19h, no Ginásio Municipal Celso Daniel, em Santo André.
Capitã de Santo André e dona de 17 pontos no confronto do último final de semana, a ala Tássia está confiante em chegar às finais, mas prega os famosos “pés no chão” como postura essencial para sua equipe enfrentar o atual tricampeão paulista na partida que pode ser decisiva. A jogadora concedeu entrevista ao site oficial da Federação Paulista de Basketball e falou sobre a ótima temporada do time comandado pelo técnico Choco. Confira:
1 – Santo André está enfrentando o atual tricampeão paulista, time que superou a sua equipe nas três últimas finais do campeonato. Existe algum sentimento de revanche? O que você vê de diferente no time entre a final do ano passado e esse confronto agora pelas semifinais?
Tássia: “É normal que haja algum tipo de revanche por conta desse histórico. Mas nada que nos atrapalhe ou nos deixe ansiosas para reverter esse quadro do passado. A diferença da equipe em relação às anteriores é realmente o entrosamento. Já é o segundo ano em que estamos juntas, a Sassá e a Lais chegaram a sair mas depois voltaram, então a gente só manteve esse entrosamento que já tinha e esse ano ele melhorou demais”.
2 – Vocês fizeram uma fase de classificação exemplar, perdendo apenas uma partida no primeiro turno, na estreia contra o Unimed Campinas. Venceram todas no Realinhamento e as duas da série de quartas de final contra Catanduva. Quais as virtudes do time de Santo André que justificam esse desempenho tão bom?
Tássia: “Além do entrosamento e fato de a gente se conhecer pelo olhar está também o trabalho da comissão técnica. O trabalho tático, o trabalho físico…A harmonia do grupo…Tudo isso faz uma junção que nos ajudou a ter esse ótimo desempenho até aqui.”
3 – Santo André tradicionalmente faz um bom trabalho mesclando atletas jovens com outras mais experientes. Você mesma atuou na base do clube. Hoje, como capitã do adulto, como avalia o desempenho das meninas mais novas do elenco até aqui?
Tássia: “Essa mescla de meninas mais novas com as meninas mais velhas é muito importante porque nós podemos passar a nossa experiência e o que já vivenciamos para elas. Fico muito feliz pelo respeito que elas têm por mim e o quanto que elas me escutam. O papel delas na equipe é muito importante. Faz toda a diferença quando elas entram em quadra e vejo que estão confiantes. Faz diferença para nós e para elas, para que estejam mais confortáveis para jogar.”
4 – Por causa da ótima campanha do time na temporada, deve existir uma expectativa muito grande da torcida de Santo André para que vocês conquistem o título paulista. Vocês atletas sentem essa expectativa? Compartilham desse sentimento?
Tássia: “Com certeza existe a expectativa, mas a gente tem que ser “pés no chão” e saber que agora precisamos ser muito melhores nessa fase para conquistarmos o tão sonhado título. A gente sabe da nossa chance, mas sabemos também o quão difícil vai ser. Temos que continuar treinando firme para chegarmos ao nosso objetivo que é ser campeão.”