Com bola de três nos segundos finais, Ituano vira e vence o Vera Cruz Campinas
Campinas (SP) – Quando o cronômetro marcava 07 segundos restantes no confronto deste domingo, entre Ituano Basquete e Vera Cruz Campinas, a lateral Palmira fez a sua especialidade e, da linha dos três pontos, chutou para colocar o Galo na frente e garantir a vitória rubro-negra, fora de casa, por 80 a 78.
Os segundos finais resumem muito bem a partida disputadíssima e que, de fato, só pode ser definida no finalzinho. As equipes se revezaram na disputa da liderança, com as donas da casa vencendo os dois primeiros quartos, por 18 a 16 e 24 a 21, respectivamente; enquanto que o Ituano venceu o terceiro período por 22 a 17 e o último por 21 a 19.
“[Nesta] partida, melhoramos no segundo tempo e conseguimos nos impor um pouco melhor no jogo, marcar melhor e escolher melhor as bolas”, comenta Palmira, responsável pela bola decisiva do jogo e que registrou 16 pontos no total. “Estou extremamente feliz por essa bola final – bola essa que gosto de fazer – e, ainda por cima, saindo com a vitória”, comemora ela.
Para o treinador Bruno Guidorizzi, o resultado só não foi melhor porque a equipe teve muitos erros táticos defensivos, sendo punida por Campinas “com cestas livres”. “Porém, temos um poder ofensivo muito grande e que se sobressaiu na partida. Mas precisamos de um maior equilíbrio para evitar futuros tropeços”, afirma ele.
Uma das destaques deste jogo foi também a rubro-negra Patty, que levou mais uma vez o troféu de MVP – seu quarto nesta temporada -, ao anotar 20 de eficiência e 16 pontos. Esses mesmos 20 pontos de eficiência foram registrados pela armadora Alana, mas que por ter pontuado menos (12 tentos), não conquistou o troféu desta vez.
“Foi um grande jogo, sabíamos que seria uma partida bastante disputada, equilibrada e felizmente conseguimos sair com a vitória no fim. Fico feliz em poder pontuar e ajudar. Tudo é fruto do trabalho em equipe, que funcionou muito bem hoje”, avalia Patty.
A partida deste domingo marcou ainda a estreia da pivô Érika de Souza com a camisa do Galo. Já em seu primeiro jogo, a atleta saiu de quadra com a marca de cestinha da partida, com 20 pontos, 9 rebotes e 19 de eficiência.
Ainda que tenha sido uma peça importante da vitória do Ituano, a jogadora aponta algumas dificuldades de adaptação nessa sua primeira partida e espera melhorar nos próximos jogos: “eu estava um pouco perdida nas jogadas, senti muita diferença na bola e preciso melhorar meu lance livre, porque lance livre ganha jogo. Mas o importante é que pude ajudar a minha equipe com a vitória”, explica Érika.
O próximo confronto do Ituano será em casa, na próxima quinta-feira, 20, às 19h30, no Ginásio Municipal “Ditinho Xavier”, contra o AEC/Tietê Agroindustrial/Bax Catanduva, sem a presença da torcida e com transmissão pela LBF Live (TV NSports).