Com norte-americano no elenco, LSB está na reta final de preparação para o Brasileiro
Sorocaba (SP) – Os Estados Unidos são considerados o berço do basquetebol, além do esporte ter sido inventado no país, a Liga de Basquete Norte Americana (NBA) é a mais forte do planeta, com os melhores times e consequentemente com os melhores jogadores.
Também como consequência, o número de atletas formados nas categorias de base é enorme, e a concorrência gerada por esta demanda faz com que muitos jogadores com potencial não arrumem espaço em território norte-americano.
Atenta a isso, a Liga Sorocabana de Basquete vem através dos anos dando oportunidade a estes jogadores, destaque para o armador Kenny Dawkins, que desembarcou no Brasil em 2011, e defendeu a LSB até 2013, depois disso, brilhou no Paulistano, Vitória, Pinheiros e hoje atua pelo São Paulo.
Outro exemplo é Desmond Holloway, que iniciou sua carreira nos Estados Unidos, passou pelo México e chegou ao Brasil para jogar na LSB em 2013,ao final da temporada, se tornou o primeiro estrangeiro e o jogador mais jovem a ganhar o troféu de cestinha do NBB.
Após deixar a LSB, Holloway foi para o Paulistano, e também jogou por Pinheiros, Vasco, São Paulo, Fortaleza e atualmente defende as cores do Basquete Cearense.
Na temporada 2017/2018 mais um estrangeiro foi bem com a camisa da LSB, o armador Dontrell Chaquan Brite, que após bons jogos em Sorocaba foi para o Fortaleza, e hoje defende as cores do Bauru Basquete.
E este DNA para revelar bons talentos estrangeiros pode continuar em 2022 na Liga Sorocabana de Basquete. O armador de 25 anos Byron Hawkins, já treina com o elenco que se prepara para a disputa do Campeonato Brasileiro da CBB.
Hawkins atuou pela faculdade da 1ª divisão no estado de Murray ao lado da estrela do Memphis Grizzlies da NBA, Ja Morant. Hawkins quer se adaptar rápido e ter um bom rendimento. ” Estou muito motivado, fui muito bem recebido e espero fazer bons jogos na disputa do Nacional.”
A estreia da LSB no Campeonato Brasileiro está marcada para o dia 19 de fevereiro, às 15h, em Brusque (SC) contra o Araraquara.