De virada, Ituano Basquete conquista primeira vitória nas finais da LBF
Itu (SP) – Neste domingo, jogando em casa, o Ituano Basquete fez sua estreia em uma final de LBF e conquistou a primeira vitória da série melhor de cinco jogos. Apesar do susto no início da partida, em que a equipe do KTO/Blumenau levou a melhor, o Galo conseguiu se recuperar e sair com o importante triunfo, por 66 a 55.
No primeiro quarto, as bolas rubro-negras custaram a cair, o que permitiu ao Blumenau construir uma boa vantagem e fechar o período em 19 a 9. Mas essa seria a única vitória da equipe catarinense na partida. Nos quartos seguintes, vitórias do Ituano por 18 a 12, 21 a 9 e 18 a 15.
“Jogo de final, ansiedade a mil, tivemos dificuldade por conta disso no começo, mas soubemos administrar depois. É sempre importante começar ganhando, o que dá confiança para a continuidade da equipe, ainda mais com o desfalque da Érika que a gente teve na partida. Então o time soube lidar com isso e crescer durante o jogo”, afirma o treinador do Galo, Bruno Guidorizzi.
Com a ausência da pivô Érika, poupada por dores no joelho, foi a vez da rubro-negra Letícia Josefino tomar conta do garrafão. A grande atuação rendeu à atleta o troféu de MVP da partida, com 22 de eficiência e um duplo-duplo de 18 pontos e 11 rebotes.
“Eu acho que a importância [de começar com essa vitória] é tirar essa ansiedade de jogo de final. É ver as coisas que deram certo e as coisas que deram errado. A satisfação é de fazer o que eu venho treinando todo dia, só coloquei em prática no jogo. Estou muito feliz de ter ajudado meu time com essa vitória”, comenta Letícia.
Ao lado da pivô, dividem o status de cestinha da partida, com os mesmos 18 pontos, as laterais Palmira (17 de eficiência) e Patty, que anotou também um duplo-duplo com 10 rebotes, além de 19 de eficiência.
O Ituano anota agora 1-0 na série da final da LBF e terá a chance de aumentar esse placar na próxima terça-feira, também no Ginásio “Ditinho Xavier”, em Itu, às 19h30. “A gente ainda sabe que não tem nada decidido, precisamos continuar firme para trazer o título para Itu”, conclui Guidorizzi.