Definidas as quartas de final do Paulista Feminino. A.D Santo André fecha classificação em primeiro
Estão definidos os confrontos das quartas de final da Divisão Especial Feminina do Campeonato Paulista de Basquete. Na noite desta quarta-feira (30/10), a A.D Santo André derrotou o Ituano por 74 a 70 no Ginásio Municipal Dr. Prudente de Moraes, em Itu, e assegurou o primeiro lugar geral na competição, deixando o adversário na segunda posição. Desta forma, os duelos da primeira fase dos playoffs serão os seguintes: A.D Santo André (1º) x Bax Catanduva (8º); Ituano (2º) x Pontz São José Basketball (7º); Unimed Campinas (3º) x Ourinhos/AOBE (6º) e Sesi Araraquara (4º) x Corinthians (5º).
A tabela com datas e horários dos jogos será divulgada nesta quinta-feira (31/10) pela Federação Paulista de Basketball após reunião com as equipes classificadas. Nas quartas de final os confrontos serão definidos em séries melhor de três jogos, com a primeira sendo disputada no ginásio da equipe com pior posição na tabela e a segunda e a terceira (se necessária) na casa do time com melhor classificação.
Um jogo de tirar o fôlego em Itu
A partida que colocou frente a frente as duas melhores equipes do Campeonato Paulista, como esperado, foi muito disputada. Colocando em prática seu forte jogo de transição, o Ituano começou melhor e aos poucos conseguiu abrir vantagem no placar. Fechou o primeiro quarto em 15 a 11, superou o adversário na segunda etapa por 21 a 13 e foi para o intervalo vencendo o jogo por 36 a 24.
O técnico Choco aproveitou bem o tempo com suas jogadoras no vestiário e a A.D Santo André voltou para quadra mais ligada, com marcação ajustada e utilizando bem a mesma arma do adversário: a transição rápida. Liderada por boas atuações da armadora Lays Silva e da ala-armadora Tassia Carcavalli, a equipe do ABCD paulista virou o jogo e fechou o terceiro quarto de forma contundente, vencendo a parcial por 25 a 9.
No quarto quarto, as duas equipes travaram um duelo interessante. Santo André começou melhor, mas o Ituano, após ajustes promovidos pelo técnico Antônio Carlos Barbosa, conseguiu retomar a liderança do jogo. A A.D Santo André não se deu por vencida e empatou o jogo em 59 a 59 faltando 1 minuto e 36 segundos para o fim. A partida então virou um verdadeiro “toma lá, dá cá”, com a torcida no Ginásio Municipal Dr. Prudente de Moraes empurrando o Ituano e o adversário se segurando e lutando pela vitória. Faltando cinco segundos para o final da etapa, dois bloqueios e rebotes de Gabi Guimarães foram determinantes para que o jogo terminasse empatado no tempo normal: 63 a 63.
Na prorrogação, os torcedores das duas equipes só viram a definição da partida acontecer nos segundos finais. Faltando 27 segundos para o estouro do cronômetro e com Santo André liderando por 71 a 70, o Ituano optou pela estratégia de cometer faltas e torcer por erros do adversário que lhe dessem a chance de um ataque salvador. Não deu certo. Santo André foi competente e fechou a partida em 74 a 70.
A partida em Itu teve grandes atuações de atletas dos dois lados. Pelo time vencedor, Tássia Carcavalli foi a cestinha do jogo com 22 pontos e Lays Silva e Sassá Gonçalves, que terminaram o confronto com duplos-duplos: 13 pontos e 11 rebotes e 13 pontos e 14 rebotes, respectivamente. Pelo Ituano os destaques foram três atletas também com duplos-duplos: Gabi Guimarães (19 pontos e 11 rebotes), Joice (10 pontos e 10 assistências) e Leila (15 pontos e 10 rebotes).