Definidas as quartas de final do Paulista: Franca se classifica em primeiro, com São Paulo em segundo


Os dois últimos jogos da Chave A da fase de Realinhamento do Campeonato Paulista – Divisão Especial A-1 Masculina – trouxeram mudanças importantes na tabela de classificação e definiram os confrontos das quartas de final da competição na noite desta quarta-feira (18/09). Com uma vitória sobre o Pinheiros por 85 a 72 no ginásio Pedrocão, o Sesi Franca assumiu a primeira posição geral e agora vai enfrentar o Basket Osasco, oitavo colocado. O Pinheiros, que liderou a competição até a última rodada da fase de classificação, caiu para terceiro e foi ultrapassado pelo São Paulo FC, que derrotou o Paulistano CORPe no ginásio Antonio Prado Junior por 88 a 81.

Na próxima fase, o Tricolor Paulista enfrentará o Bauru Basket (7º), enquanto a equipe pinheirense jogará contra o Farma Conde São José Basketball (6º). Já o Corinthians (4º) terá o Paulistano (5º) como adversário.

A sequência do Paulista será disputada em séries melhor de 3 jogos, com o primeiro acontecendo no ginásio do pior colocado no confronto. A segunda partida e a terceira (se necessária) serão na casa do melhor colocado na classificação.

As datas e locais dos jogos serão anunciados em breve.

Sesi Franca 85 x 72 Pinheiros

A vitória que levou o Sesi Franca à liderança do Campeonato Paulista foi conquistada em uma partida tecnicamente equilibrada. Jogando diante de seus torcedores no Pedrocão, Franca imprimiu bastante intensidade no primeiro quarto e fechou a etapa com vantagem de dez pontos no placar: 35 a 25. No segundo quarto a diferença caiu para nove pontos e o jogo foi para o intervalo com vitória parcial francana por 48 a 39. A equipe treinada por Helinho Garcia manteve a liderança no placar durante o terceiro quarto, permitiu uma reação pinheiro no último quarto, mas acabou vencendo o jogo.

Didi Louzada foi o grande nome da partida. Além de oito rebotes e duas assistências, o ala-armador marcou 26 pontos e quebrou seu recorde vestindo a camisa do time que o revelou para o basquetebol brasileiro. No jogo, Didi teve a parceria importante do ala norte-americano Charles Hinkle, autor de 26 pontos, 2 rebotes e 1 assistência.

Paulistano 81 x 88 São Paulo

Foi uma partida com muitas alternativas. O Paulistano CORPe começou melhor, com jogo veloz e bom aproveitamento ofensivo. O São Paulo igualou a partida no segundo quarto, abriu vantagem no terceiro e chegou ao último quarto com a sensação de que talvez conquistasse uma vitória sem sobressaltos. Porém, com ótima reação, o time da casa se recuperou, encostou no placar e garantiu um restante de partida emocionante no ginásio Antonio Prado Junior.  Nos dois minutos finais, no entanto, o São Paulo foi mais competente em sua produção defensiva e ofensiva e acabou fechando o jogo na frente.

Em quadra, o Tricolor foi liderado pelo ala-armador Corderro Bennett dono de 18 pontos, dois rebotes e quatro assistências. O americano teve a boa companhia do pivô Vitor Faverani, com 15 pontos e cinco rebotes. Pelo Paulistano, o destaque foi o ala-armador argentino Santiago Ferreyra, com 18 pontos e 3 rebotes.